A UNEB, por meio do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III, em Juazeiro, vai lançar o filme Zeca da Varginha: indígena, caboclo, boiadeiro no próximo dia 9 de novembro, às 19h30, no Terreiro Ilê Asé Ayrá Onydoncor, no município.
O filme mostra momentos da festa do boiadeiro, do líder do terreiro, o Babalorixá Edson Rosa, e entrevistas sobre o histórico dessa homenagem que ocorre anualmente no segundo domingo do mês de novembro.
A produção contou com direção e roteiro de Márcia Guena, imagens dos estudantes do Curso de Jornalismo em Multimeios, Yasmin Monteiro, Layla Shasta, colaboração de Valter Silva, e edição de João Paulo e Francisco Chagas.
O lançamento integra as atividades da Festa do Boiadeiro, que acontece entre os dias 9 e 11 de novembro, no terreiro, e reúne além de seguidores do Candomblé, mais de 50 indígenas representantes da nação Tuxá, localizada em Banzaê, cidade natal do boiadeiro líder do Ilê Asé Ayrá Onydoncor.
Além de indígenas, a festa conta ainda com a participação de um grupo de vaqueiros que, trajados a rigor, são responsáveis por fazer a alvorada da festa.
O evento reserva ainda a participação de representantes da comunidade indígena Tuxá, que farão o Toré, uma festa de reafirmação de identidade cultural, dirigida pelo cacique Adenilton Santos. A festa está relacionada à agricultura e é uma forma de agradecimento aos deuses cultuados pela comunidade às curas de doenças.