A UNEB marcou presença na Assembleia Mundial de Mulheres, principal atividade do Fórum Social Mundial desta sexta-feira (16).
O evento, que aconteceu no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, reuniu milhares de pessoas de todo o mundo em um protesto contra o feminicídio e o racismo.
A pró-reitora de Ações Afirmativas (Proaf) da UNEB, Amélia, Maraux, participou do evento. “A Assembleia apresentou demandas enfrentadas pelas mulheres em todos os continentes, tendo a violência como triste destaque”, pontuou, lembrando com indignação do assassinato da vereadora, militante de causas sociais, Marielle Franco, no último dia 14 de março, no Rio de Janeiro.
A gestora ressaltou ainda as ações de luta e empoderamento que a universidade já desenvolve como a participação na Campanha Internacional 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência conta a Mulher.
“Devemos reafirmar as lutas e a resistência. Nosso posicionamento forte é fundamental e a universidade, como produtora de conhecimento, deve liderar junto com os movimentos sociais esse debate”, ressaltou a gestora, reforçando o caráter inclusivo da UNEB.
As atividades do Fórum Social Mundial 2018 seguem até este sábado (17) com extensa programação.