Discutir as perspectivas e desafios da educação musical escolar. Esse é o objetivo do IV Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Música nas Escolas de Educação Básica e IV Encontro do Fórum de Formação dos Professores de Música, e do I Seminário dos Professores de Arte dos Território Sertão Produtivo, que acontece nos dias 2 e 3 de outubro, no município de Guanambi.
O evento, direcionado para estudantes, professores e pesquisadores da área, é realizado pela Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e pelo Fórum de Educação Musical da Bahia (Femba), em parceria com a UNEB.
A iniciativa visa discutir ações que fortaleçam concepções, objetivos, conteúdos e metodologias direcionadas para a educação musical escolar, a partir das diretrizes nacionais e das dimensões político-educacionais do Brasil.
A programação reserva painéis temáticos, rodas de conversa, debates e apresentações artísticas. Destaque para a participação da professora da UNEB Edineiram Maciel, também coordenadora do Fórum de Educação Musical da Bahia e representante da Associação Brasileira de Educação Musical (Abem) no estado.
A docente vai participar do painel temático O ensino de artes e as especificidades do ensino de música: uma análise da atual conjuntura do ensino das artes no Brasil, ao lado dos professores Marcos Ferreira (IFBA Campus Vitória da Conquista); Flavia Candusso (UFBA), e Gilmaria Ribeiro da Cunha (SMED Salvador).
Edineiram Maciel foi uma das idealizadoras do Programa Especial de Licenciatura em Música, na modalidade Educação a Distância (EaD), que será ofertado pela UNEB, em parceria com o Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojibá), em 2018.