Democratizar a discussão em torno da nova política estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Essa é a proposta do Governo da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), ao realizar 11 etapas macroterritoriais.
Os eventos antecedem a IV Conferência Estadual de CT&I, que acontecem nos dias 5 e 6 de dezembro, em Salvador, e abordará o tema “Bahia: Sociedade 5.0”.
A ação, que já passou por Serrinha, Eunápolis, Salvador, chegou a Juazeiro e Seabra na última quarta-feira (30). As conferências foram realizadas nos departamentos de Ciências Humanas (DCH) do Campus III e de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XXIII, respectivamente.
Com auditórios lotados, os campi da UNEB, em Seabra e Juazeiro reuniram uma grande quantidade de pessoas interessadas nas temáticas propostas para discussão.
Em Juazeiro, Jorge Murilo, representante do Banco do Nordeste, falou sobre o potencial da difusão da tecnologia para compor a nova política do setor. “Nosso banco tem uma linha muito voltada para inovação, por isso a gente participa de discussões territoriais e buscamos parcerias para contribuir com o desenvolvimento local. Na região do Vale, temos parceria com a UNEB e o próprio governo do estado por isso sabe que encontros como este ajudam a encontrar meios para desenvolver nossa terra”. Na cidade, também estiveram presentes representantes de organizações como a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A realização das etapas regionais também foi destacada por Greisielle Andrade, Gerente de Desenvolvimento da Desenbahia, que participou do encontro em Seabra. “Acho importante essas conferências pelo interior do estado para que as pessoas e órgãos possam descrever suas necessidades ligadas à ciência e tecnologia de acordo com cada região”. Já o prefeito do município, Fábio Miranda, pontuou que os eventos demonstram a preocupação do governo do estado em entender as demandas e particularidades de cada território para a criação de soluções efetivas e políticas direcionadas.
Imagem (home): Conferência Secti, no Campus da UNEB, em Juazeiro
*Com informações da Secti, disponível em secti.ba.gov.br.