Laboratório Interdisciplinar de Políticas LGBT mapeia produções sociais, acadêmicas e governamentais; submissão até 30/11

O Laboratório Interdisciplinar de Políticas LGBT (LaBi), projeto coordenado pelo Centro de Estudos em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidades (CEGRES Diadorim) da UNEB, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos, lançou a 1ª chamada pública para mapeamento de produções sociais, acadêmicas e governamentais sobre a cidadania e políticas voltadas para a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT).

A iniciativa é voltada para ativistas, acadêmicas(os), gestoras(es) e pesquisadoras(es) em geral, e visa selecionar artigos e outros tipos de produções sociais, governamentais e acadêmicas que abordem sobre a população LGBT e políticas públicas voltadas a esses segmentos sociais, para compor um portal e repositório virtual, que será lançado ainda este ano.

Os interessados em submeter trabalhos têm até o dia 30 de novembro para preencher formulário eletrônico (produções sociais, estatais, e acadêmicas) e enviar sua produção para o e-mail chamadapublica.labi@gmail.com, de acordo com as regras de submissão especificadas na chamada pública.

O número de propostas a serem enviadas pelas(os) interessadas(os) é ilimitado. No entanto, cada produto deverá ser cadastrado individualmente no formulário, da mesma forma, os arquivos deverão ser encaminhados por e-mail separadamente.

Mapeamento

 Para além das produções, o LaBi já realiza um mapeamento das instituições que desenvolvem políticas LGBT: Órgãos governamentais e não-governamentais, e Núcleos, grupos e centros de pesquisa que envolvam como tema central a população LGBT. Por isso, para esses casos, os formulários eletrônicos serão diferentes:

  • Órgãos governamentais e não-governamentais, clique aqui;
  • Núcleos, grupos e centros de pesquisa que envolvam como tema central a população LGBT, clique aqui.

Serão emitidos certificados para as autoras(es) das produções, que terão seus produtos publicizados no repositório do Laboratório Interdisciplinar de Políticas LGBT.

 Laboratório Interdisciplinar de Políticas LGBT

O Laboratório Interdisciplinar de Políticas LGBT é um projeto nacional, que visa responder aos limites e desafios apontados nos espaços de controle e gestão social a cerca da discussão e (re)formulação dos instrumentos que direcionam e operacionalizam a política pública LGBT.

Nesse sentido, o LaBi tem como objetivo central aprimorar o Sistema Nacional LGBT por meio da construção/realização de espaços de participação e colaboração social, do mapeamento das produções e ações pró LGBT e da reformulação e adequação de seus instrumentos normativos.

Busca-se ainda identificar os produtos e experiências produzidas por ativistas, artistas, pesquisadoras(es), funcionárias(os), servidoras(es) e gestoras(es) públicas(os) e pessoas LGBT sobre as questões relacionadas à cidadania e políticas pró direitos humanos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Informações: chamadapublica.labi@gmail.com.