Luzes de Natal 2019: UNEB inaugura Espaço de Leitura Faça Valer + em escola de Salvador

A Assessora de Comunicação, Josenildes Oliveira inaugurou o espaço de leitura ao lado de professores e alunos da escola. Fotos: Cindi Rios/Ascom

Um clima de solidariedade, amor, carinho e emoção tomou conta da inauguração do “Espaço de Leitura Faça Valer +”, na última quinta-feira (5), na Escola Estadual Visconde de Itaparica, no bairro do Cabula, em Salvador.

A iniciativa é fruto da Campanha Luzes de Natal 2019, promovida pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da UNEB.

Vice-reitor da UNEB, Marcelo Ávila, ao lado das estudantes Clara Moreira e Taila Santos

Com novo formato, a ação comemorativa tem a finalidade de incentivar a leitura propondo uma campanha de compartilhamento de livros. No local, foi montado um espaço cultural para alocar as publicações doadas.

De maneira enfática e emocionante, as estudantes do 9º ano Ana Clara Moreira e Taila Santos apresentaram performances temáticas sobre o preconceito racial.

“É gratificante recebermos a campanha de uma instituição conhecida como a UNEB. Através dessa iniciativa temos oportunidades de apresentarmos nossas realidades e incentivarmos outros colegas a participarem de espaços culturais como esse. Isso enche nossos corações de alegria e emoção”, declararam as adolescentes.

A iniciativa também contou com a apresentação do espetáculo Soma-afrontamento, do Coletivo João Ninguém. Em um discurso contundente, o grupo teatral abordou temas sobre o racismo, a violência contra a mulher, o machismo, a homofobia e o empoderamento, que ao final, arrancou aplausos da plateia.

O cantor Pedro Pondé animou a tarde de inauguração.

“Recebemos esse convite com muito entusiasmo. Nosso coletivo nasceu na escola pública. Há 10 anos, trazemos a realidade para dentro do teatro, com questões que envolvem o racismo, a opressão e a desigualdade”, explicou o diretor do grupo Ailson Leite.

A inauguração do espaço de leitura ainda contou com a apresentação do cantor e compositor Pedro Pondé e Ângelo Canja.

Estreitando laços com a comunidade

Além de promover o interesse pela leitura e incentivar a solidariedade, a proposta da nova Campanha Luzes de Natal foi de  integrar a comunidade acadêmica e estreitar laços entre a universidade e a educação básica.

O vice-reitor da universidade Marcelo Ávila, que esteve presente no evento, frisou que “o Luzes de Natal é um dos projetos mais interessantes da UNEB, em que a instituição se mostra para a sua comunidade, oferecendo carinho, solidariedade e atenção. E todos ganham com essa relação”.

O Coletivo João Ninguém apresentou o espetáculo Soma-afrontamento.

Segundo a assessora de Comunicação (Ascom) da UNEB, Josenildes Oliveira a campanha mobiliza os setores da universidade em prol da solidariedade.

“Esse é um presente coletivo de toda a UNEB para uma instituição da nossa comunidade. Nós percebemos que é preciso que a universidade reforce o seu papel de incentivo à leitura, à ciência e de valorização da educação”, destacou a gestora.

De acordo com a diretora da escola Visconde de Itaparica, Valdeze Silva, a campanha natalina da UNEB contribui para a formação educacional dos estudantes.

“Nós temos uma parceria histórica e recompensadora com a universidade. Fomos privilegiados com essa belíssima campanha. E acreditamos que por meio dessa ação nossos alunos terão mais dedicação e motivação com a leitura”, ressaltou a diretora.

Toda a comunidade acadêmica da UNEB foi convidada a participar da campanha, que arrecadou mais de 700 livros sobre temas diversos, alinhados com a faixa etária dos estudantes da instituição, que atende jovens com idade entre 11 e 18 anos.

Mensagens natalinas – A tradicional troca de cartões da Campanha Luzes de Natal continua! Todos os setores da universidade receberão cartões, em formato de marcador de livro, para estimular a troca de mensagens entre os membros da comunidade acadêmica. Participe!

Informações: Ascom – tel.  (71) 3117-2245.