O programa Reitoria em Movimento vai desembarcar em novo destino nesta quinta-feira (28). A administração central da UNEB chegará ao Campus XXV da instituição, em Lauro de Freitas.
A iniciativa tem como objetivo ampliar os espaços de escuta e diálogo entre gestores e as comunidades acadêmica e externa da universidade, a partir da transferência dos gabinetes dos órgãos da gestão, por período definido, para o interior baiano.
Para realização das atividades, a transferência do Gabinete da Reitoria para o interior contará com a presença da reitora, Adriana Marmori, da vice-reitora, Dayse Lago, como também de pró-reitores e assessores da instituição.
A programação reserva o lançamento do Reitoria em Movimento no campus logo pela manhã, às 9h, com a presença da reitora, vice-reitora e de gestores da instituição, com estudantes, docentes, servidores técnicos, comunidade externa e da diretora de departamento da unidade.
Em seguida serão iniciadas as reuniões administrativas com a participação da Reitora e vice-reitora, dos pró-reitores de Administração (Proad), Rosângela Matos , de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), Tânia Hetkowski, de Assistência Estudantil (Praes), Jean Santos, de Extensão (Proex), Rosane Vieira, e de Planejamento (Proplan), Lídia Boaventura.
O evento conta ainda com as apresentações da Ciranda da UATI – DMCE XXV e da Filarmônica Olavina Calazans (FAMOC) – Escola Municipal CEOC, acompanhada dos Professores Maestros Alan Jeferson e Raimundo Fonseca.
O programa
A fixação da Reitoria nos locais ocorre com horários de atendimentos previamente agendados pelo gabinete, em consonância com as Assessorias Territoriais (Assesp-T) e a Direção do Departamento.
A definição de agenda local sempre leva em consideração a metodologia participativa, envolvendo os três segmentos (discente, docente, técnico) e comunidade externa, nas plenárias e/ou fóruns de discussões, e também em visitas a órgão locais.
A intenção do Reitoria em Movimento é criar canais e espaços de interlocução que ampliem o debate democrático sobre temas e questões que importam à sociedade, e que trazem desafios tanto localmente quanto em contextos mais amplos, buscando soluções de forma colaborativa.
Para continuidade das atividades, a gestão universitária se organizou com o projeto em que são instaladas as Assessorias Territoriais, que constituem instâncias regionais de articulação político-administrativas permanente da Reitoria com os departamentos da universidade, para maior interação e proximidade com a administração central da instituição.