A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf), promove a campanha Novembro Negro 2022, com o tema “Igualdade e Justiça – 20 Anos de Cotas na UNEB”.
Nesta edição, foi construída coletivamente uma agenda unificada (veja abaixo), com colaborações dos Departamentos, Núcleos de Pesquisa e Extensão (Nupe), Programas de Pós-Graduação, Centros e Grupos de Estudos e Pesquisas da instituição, buscando promover o enfrentamento ao racismo de forma articulada, em todas as regiões e territórios de identidade da Bahia.
O Novembro Negro 2022 da UNEB visa aprofundar os debates relacionados aos processos de desigualdade e as dificuldades de acessos à justiça social, econômica e política pelos quais passam as pessoas negras.
As atividades convidarão a comunidade a refletir sobre as Ações Afirmativas como importante instrumento de defesa e promoção da equidade racial, bem como sobre o pioneirismo da UNEB na implantação das cotas e sobre os seus novos desafios para melhor acolher as pessoas negras na comunidade universitária e, ao mesmo tempo, impulsionar a defesa dos seus direitos étnicos individuais e coletivos.
Com uma grade de programação aberta às comunidades interna e externa, em formato híbrido (presencial e virtual), entre os dias 1º de novembro e 9 de dezembro, o Novembro Negro 2022 da UNEB representa o compromisso da universidade com a busca pelo fortalecimento constante das Políticas de Ações Afirmativas voltadas para a inclusão, diversidade e democratização do acesso e permanência no Ensino Superior.
Veja a Programação Completa do
Novembro Negro 2022 da UNEB
Arte: Eduardo Santos/Ascom