A UNEB lançou, nesta terça-feira (26), o novo canal Ouvidoria da Mulher Unebiana, vinculado à Ouvidoria da universidade, exclusivo para escuta e atendimento às mulheres vítimas de assédio na instituição.
A iniciativa integra a Campanha “Não é brincadeira, é assédio!”, idealizada pela reitoria. “Repudiamos qualquer tipo de comportamento assediador, seja ele verbal, físico ou psicológico. É nosso compromisso assegurar um ambiente de trabalho e de estudo seguro, inclusivo e digno para toda a comunidade acadêmica, principalmente, para as mulheres, que são, historicamente, as maiores vítimas de assédio”, destacou a reitora da universidade, Adriana Marmori.
A reitora frisou ainda que a criação do novo canal e o fortalecimento dos já existentes visam encorajar a denúncia, resguardando o direito das vítimas ao atendimento respeitoso, com sigilo e todo o acolhimento necessário. “O assédio, em qualquer forma ou instância, não será tolerado”, ressaltou.
Thaís Urpia, ouvidora geral da UNEB, explicou como funcionará o novo canal e reforçou que é aberto para todas as mulheres cisgênero, transexuais, travestis e não-binário.
“A Ouvidoria da UNEB conta com uma equipe feminina preparada para atender as mulheres, com todo sigilo, cuidado e respeito. Nossa expectativa é que esse seja um espaço em que as servidoras e alunas se sintam seguras para denunciar e relatar abertamente o assédio dos quais foram vítimas”, pontuou a ouvidora.
Se você é mulher unebiana e foi vítima de assédio denuncie através do número (71) 99627-9362.
Assédio é crime!
A campanha “Não é Brincadeira, é assédio!” nasce com o objetivo de combater a prática do assédio dentro e fora das dependências da Universidade, divulgando e orientando a comunidade acadêmica a se manter atenta e vigilante aos diversos tipos de atitudes que podem ser caracterizadas como assédio e, sobretudo, para que as vítimas saibam como agir nesses casos.
Além do novo canal específico para atendimento à mulher, a Ouvidoria da UNEB está à disposição de toda a comunidade acadêmica para acolher, orientar e reportar casos de assédio ocorridos aos setores competentes.
Se você foi vítima de assédio na universidade, entre em contato com a Ouvidoria através dos canais:
E-mail: ouvidoria@listas.uneb.br
Telefones: (71) 3117-2261 ou 3117-2496.