Pesquisas de estudantes de jornalismo são premiadas na Jornada de Iniciação Científica da UNEB

Três estudantes do curso de Jornalismo em Multimeios do Departamento de Ciência Humanas ((DCH) do  Campus III da UNEB, em Juazeiro, tiveram seus trabalhos premiados durante a XXII Jornada de Iniciação Científica da UNEB.

O evento que integrou a programação do III Encontro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Eninepe), foi realizado no período de 16 a 18 de outubro, no Campus I da universidade, em Salvador .

Bolsistas, voluntários e orientadores do Programa de Iniciação Científica da UNEB apresentaram as ações realizadas durante o desenvolvimento das pesquisas, que abarcam diversas áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde, Linguística Letras e Artes e Ciências Exatas e da Terra.

Cássio Felipe de Lima Silva Viana, estudante do curso de Jornalismo em Multimeios (Campus III) conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências Sociais Aplicadas, com a pesquisa Análise da representação do Semiárido nordestino nas produções cinematográficas locais, realizadas nas cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE.

A pesquisa desenvolveu considerações sobre os estereótipos e reducionismos em relação à representação do Semiárido Nordestino, revelando que cada vez mais esses aspectos tem se consolidado e engendrado na cultura, reforçando estigmas equivocados.

Também foram premiados os trabalhos dos discentes Priscilla Souza e Lucas Matheus Oliveira, que alcançaram a terceira e quinta posição, respectivamente. A professora Carla Paiva orientou os três trabalhos.