O Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da UNEB recebeu nota 5 na Avaliação Quadrienal 2017 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O resultado da avaliação, que conceitua e certifica, os programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), foi divulgado na última terça-feira (19).
A nota 5 concede ao PPGEduC o status de programa internacionalizado, que, possibilita, entre outras coisas, pleitear qualquer tipo de projeto, orçamento, recurso de órgãos de fomento nacionais e internacionais, além de ofertar doutorados Interinstitucionais (Dinters).
Outros PPGs da universidade também foram bem conceituados, avaliados com nota 4. Como os programas em Estudo de Linguagens (PPGEL), em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec), e em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), localizados no Campus I da instituição, em Salvador.
No interior, outros quatro programas alcançaram nota 4 na avaliação da Capes: os PPGs em Agronomia – Horticultura Irrigada (PPGHI); em Crítica Cultural (Pós-Crítica); em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH), e em Educação e Diversidade (MPED), localizados nos campi de Juazeiro, Alagoinhas, Paulo Afonso e Jacobina, respectivamente.
Com essa nota os programas já podem implantar doutorados, ampliando as possibilidades formativas e fortalecendo o processo de institucionalização da pesquisa e da pós-graduação da UNEB.
Confira notas de todos os programas da UNEB que foram avaliados.
Trabalho coletivo
Para a pró-reitora de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), Tânia Hetkowski, o resultado da avaliação é fruto de um esforço coletivo, de um trabalho qualificado e dedicado dos coordenadores, técnicos administrativos, professores e alunos.
“Esse é um momento ímpar para a pós-graduação da UNEB, não só por tudo o que está atrelado ao desempenho dos cursos, como a possibilidade de ampliação da oferta de doutorados, mas também porque demonstra todo o esforço e investimento que vem sendo empenhado no sentido de fortalecer a pós-graduação e a pesquisa também no interior do estado”, destacou a gestora.
Tânia ressaltou ainda a importância da itinerância da PPG para qualificar os quadros do interior.
“Saímos da Caixa. Trabalhamos lado a lado com os programas nos campi do interior, conhecemos suas cidades, suas demandas, a realidade do funcionamento de cada um. Dialogamos muito. Esse processo de valorização dos espaços, de escuta sensível foi decisivo no desempenho dos programas”, frisou a pró-reitora.
Avaliação Quadrienal
A Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, na forma como foi estabelecida a partir de 1998, é orientada pela Diretoria de Avaliação/Capes e realizada com a participação da comunidade acadêmico-científica por meio de consultores ad hoc. A avaliação é atividade essencial para assegurar e manter a qualidade dos cursos de Mestrado e Doutorado no país.
Para alcançar pontuação entre os conceitos 3 e 7, é levado em consideração fatores como produção científica do corpo docente e discente, estrutura curricular do curso e infraestrutura de pesquisa da instituição.
A avaliação é realizada em 49 áreas de avaliação, número vigente em 2017, e segue uma mesma sistemática e conjunto de quesitos básicos estabelecidos no Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES).