A UNEB, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realizou a abertura do projeto Ancestralidade no Campus, no dia 30 de setembro, na Praça Verde do Campus I, em Salvador.
A iniciativa tem como objetivo divulgar a produção artístico-cultural das culturas ancestrais, além de promover o acesso da comunidade universitária e do entorno aos bens culturais ancestrais.
A programação contou com representações institucionais das pró-reitorias de Extensão (Proex), de Ações Afirmativas (Proaf), de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), do Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americano (Cepaia) e da Assessoria Especial de Cultura e Arte (Ascult).
O evento reservou uma roda de diálogos sobre experiências acerca do Panorama científico e artístico-cultural das comunidades ancestrais: Africanidades, Culturas Indígenas e Ciganas, com a participação dos professores Dina Rosário (UNEB), Marcelo Pinto (UNEB), Jean Adriano Pangolin (UFRB) e Flaviane Gonçalves (UFBA).
Exposições das artesãs do Coletivo de Arte e Cultura do Cabula (CULTARTE), recital de poesia e apresentações do Grupo Cultural Caburé, de Conceição do Coité, e do Grupo de Balé afro OrôDance, da comunidade de Sussuarana completaram a programação do evento.
A ação conta com o apoio das assessorias de Gestão Setorial (AGS) de Comunicação (Ascom), e de Cultura e Arte (Ascult), além do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (Ppgel), do Projeto Turismo de Base Comunitária no Cabula e Entorno (TBC) e do Teatro UNEB.
A próxima edição está prevista para dezembro.