Rede de pesquisadores lança novo volume da publicação “Diálogos Críticos” com homenagem a professora da UNEB

A Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (Redap) acaba de lançar o quinto volume da publicação digital “Diálogos Críticos – Educação, Crise e Luta de Classes em Pauta”, com o tema “A escola como território contra hegemônico”.

Em especial, esta edição homenageia a professora da UNEB Maria Elizabeth Souza Gonçalves, falecida em junho de 2022. Lotada no Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB, em Senhor do Bonfim, Betinha (como era mais conhecida) era membro da Redap e uma das fundadoras da iniciativa.

Betinha participou de todas as edições

A homenageada participou de todos os números da publicação e seguiu, em memória, entre os organizadores do volume atual. O DEDC é também representado na organização pela professora Ivânia Paula Freitas Sena, que ainda é responsável por um dos capítulos.

“A larga experiência de Betinha, sobretudo, na gestão da Secretaria de Educação de Campo Formoso, foi essencial para que construíssemos um caminho de pesquisa a partir do diálogo direto com a Educação Básica. Realizamos mais de 20 mesas de discussão, entre 2017 e 2019, quando decidimos lançar a primeira publicação que deu origem à Redap e à Coletânea Diálogos Críticos. A professora Elizabeth atuava de forma militante na rede. O tema do desse volume que estamos lançando foi idealizado por ela. Quando ela repentinamente nos deixou, demos continuidade ao livro que está impregnado da sua coragem e dedicação. Beth, presente!”, ressalta Ivânia.

Intitulado “Ensino Remoto no Periodo de Isolamento Social; saldo e sinalizações para a luta contra a precarização da educação”, o artigo número 2 da edição é de autoria da docente e do pesquisador Átila de Menezes, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

A UNEB é responsável ainda pelo capítulo 7, “Expressando as vozes dos estudantes da escola do campo: por um currículo contextualizado no semiárido”, dos docentes Carmélia Aparecida Silva Miranda (DEDC) e Fredson Rodrigues de Araújo, do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus IV, em Jacobina.

A Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública foi fundada em 2018 e lança, ao menos, um volume da publicação anualmente. A iniciativa consiste em um coletivo formado por professores e pesquisadores da educação básica e superior, que assumem o compromisso de fortalecer as teorias e práticas contra hegemônicas no campo educacional brasileiro.

O grupo possui o objetivo de reunir e disseminar estudos, práticas e indagações que contribuam para a elucidação dos rumos das políticas educacionais no Brasil, sobretudo, no campo do currículo, da formação de professores, gestão e avaliação. E, ao mesmo tempo, mobilizar os sujeitos envolvidos com o campo educacional no Brasil.

Informações: IG – @rederedap.

Texto: Caio Santos/Ascom
Imagem: Divulgação