Reitor divulga mensagem em homenagem ao Dia da Consciência Negra

20 de Novembro, Dia da Consciência Negra! Assim, deveriam ser todos os dias! Entretanto, a sociedade brasileira tem testemunhado, infelizmente, uma publicização de posicionamentos preconceituosos, racistas e de ódio, levando-nos a crer que vivemos uma onda conservadora e reacionária. Com efeito, a gravidade e a recorrência de tantos fatos atentatórios contra a população negra apontam, acredito, para algo ainda mais grave: evidenciam, mais uma vez, que persiste, em nosso país, uma organização de sociedade que segue ainda fundada em uma divisão social historicamente pautada na cor da pele.

Enfrentamos mais um, dentre tantos, movimentos de exclusão que, em contextos políticos oportunos, resolve, sem pudores, mostrar a sua face mais agressiva e retrógrada. Trata-se de um movimento dentro de uma sociabilidade estrutural, inscrita em nossa história e em um projeto segregacionista de nação que marginaliza e exclui, de todas as formas, milhões de pessoas.

Por isso, é dia de reafirmar as conquistas, estando cientes de tantas frentes ainda a vencer e de demarcar posições de resistência e de luta. No contexto de retirada de direitos, de ameaça à seguridade social e à vida digna, precisamos atuar na defesa de uma educação emancipatória rumo a uma sociedade mais justa e de reparação das diferenças.

A Universidade do Estado da Bahia atua nessa direção, por missão institucional e pela razão da sua existência e da sua ação em toda a Bahia. Cientes dessa responsabilidade, vamos seguiremos na defesa da igualdade, da justiça e da pluralidade para qualificar, todos os dias, a UNEB como universidade negra e como lugar de transformação.

A UNEB é negra e de todxs!

 20 de novembro de 2017,

José Bites de Carvalho
Reitor da UNEB

Deixe uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *
Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>