O programa Reitoria em Movimento passou pelo Campus VI da UNEB, em Caetité, no último dia de agosto. A reitora Adriana Marmori, a vice-reitora Dayse Lago e a diretora do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da unidade, Juliane Amorim, iniciaram a programação com mesa solene, acompanhadas de pró-reitores e pró-reitoras da universidade.
A reitora destacou o caráter democrático e dialógico do programa. “A escuta nos permite acessar a realidade do campus de modo mais aprofundado e sensível. A partir dessa interação presencial, podemos pensar juntos e juntas soluções que tragam benefícios para toda a comunidade acadêmica. Nosso objetivo é manter viva e fortalecida a luta pela continuação da universidade pública, gratuita e de qualidade, enquanto instrumento fundante para o desenvolvimento social e humano do nosso povo”, frisou a gestora.
A vice-reitora reforçou a importância do diálogo, que é fortalecido pelo movimento da Reitoria: “A escuta ativa é fundamental para avançarmos na consolidação das ações que são importantes para o desenvolvimento da nossa universidade e, por consequência, de nossos territórios”, pontuou Dayse Lago.
Para a diretora do DCH, esse é um programa que abrange os nossos campi do interior de uma maneira muito estratégica e produtiva.
“Foi um momento para estreitar relações entre a gestão central e as nossas comunidades interna e externa, encaminhando demandas territoriais e tecendo parcerias importantes. O saldo da passagem da gestão por Caetité foi muito positivo e aponta para a construção de um trabalho descentralizado, colaborativo que, sem dúvidas, vem para fortalecer nossa instituição”, afirmou a diretora.
A atividade de abertura do programa em Caetité contou ainda com a apresentação cultural de estudantes do curso de Engenharia de Minas.
Plenária com a comunidade acadêmica
A manhã de atividades contou com uma plenária que reuniu estudantes, técnicos e docentes. A equipe de gestão respondeu aos questionamentos, dúvidas e anseios da comunidade acadêmico.
Para a professora Esmeralda Meira, coordenadora do Colegiado de Letras/Língua Portuguesa e Literaturas, o Reitoria em Movimento atende ao caráter multicampi da UNEB.
“O programa é resultado de um projeto de gestão que pensa a descentralização, pensa a gestão participativa e inclusiva, tanto pedagógica quanto administrativa. O movimento da Reitoria pelos campi a deixa mais próxima das nossas comunidades acadêmicas, facilitando o diálogo, a escuta, o que nos permite apresentar demandas e propor projetos e ações conjuntas”.
Para Ana Clara Brito, estudante do curso de Letras com Inglês e Literaturas, o Reitoria em Movimento traz frescor e entusiasmo para a rotina da comunidade acadêmica. “Muito bacana ver e viver essa integração da gestão central com os estudantes, ouvindo nossos anseios e propondo soluções, foi um momento revigorante e muito propositivo“, destacou a discente.
Reunião com Secretária da Educação do município
A reitora, a vice-reitora e a diretora do DCH se reuniram com o secretário da Educação, cultura, Esporte e Lazer de Ibuassucê, Sandro Wagner Novais.
O diálogo, que contou também com a participação de membros da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati), destacou a importância do programa Reitoria em Movimento para o fortalecimento da educação superior no município, além de oportunizar a construção de parcerias e enlaces que consolidem os campi dentro da multiterritorialidade unebiana.
“Foi um prazer fazer parte desse movimento de pensar a educação pública nos territórios. Abordamos temas relevantes para nossa região, dialogamos sobre ações e projetos conjuntos em prol de uma educação acessível, pública e de qualidade. A educação é e sempre será o melhor caminho para a construção de uma sociedade mais justa e cidadã”, apontou o secretário.
Visita as instalações do Campus
Além da reitora e vice-reitora, a Comitiva da Administração Central contou ainda com a participação do Chefe de Gabinete, Pedro Daniel Souza, do Assessor Chefe, Sérgio São Bernardo, das pró-reitoras de Ensino de Graduação (Prograd), Gabriela Pimentel, de Extensão (Proex), Rosane Vieira, de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), Tânia Hetkowski, e dos pró-reitores de Administração (Proad), João Rocha, de Assistência Estudantil (Praes), Jean Santos, e de Infraestrutura (Proinfra), Fausto Guimarães.
Durante a tarde, a comitiva do Reitoria em Movimento visitou as instalações do Campus como os laboratórios, sede dos programas de pós-graduação e salas de aula. No percurso o grupo conversou com a comunidade acadêmica e acompanhou a rotina do departamento.
A programação reservou ainda reuniões com a Prograd, Proex e Praes. As pautas destacaram processos seletivos, criação de novos cursos e fortalecimento das graduações já existentes. Além disso, os estudantes puderam tirar dúvidas sobre a política de permanência, destacando as bolsas de assistência estudantil.
O programa – O Reitoria em Movimento tem como objetivo criar canais e espaços de interlocução que ampliem o debate democrático, entre os gestores e a comunidade acadêmica, sobre temas e questões que importam à sociedade, e que trazem desafios tanto localmente quanto em contextos mais amplos, buscando soluções de forma colaborativa.
Texto: Wânia Dias/Ascom,
com colaboração do Núcleo de Comunicação local
Fotos: Divulgação