A atual política de Ciência, Tecnologia e Inovação estadual é do ano de 2004. Elaborar uma nova diretriz para o setor é o objetivo principal das Conferências Macroterritoriais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), ação que já passou por Serrinha e Eunápolis, e chegou a Salvador na última sexta-feira (25).
O encontro na capital, realizado no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula, contempla também a região metropolitana e reúne setor empresarial, poder público e profissionais da área, interessados em contribuir com o desenvolvimento da política pública que vai ajudar a atender as demandas do setor nos próximos anos.
“Desde o dia 21 e até o dia 31 [de outubro] estaremos realizando, em vários municípios do interior do estado, conferências que discutirão, através de oito eixos temáticos, os principais assuntos pertinentes a tecnologia, ciência e inovação, e elegerá delegados para a Conferência Estadual, que por sua vez discutirá essas proposições, sinalizando o que deve constar na política e, portanto, oferecendo os elementos para que tenhamos uma diretriz atual e coerente com as necessidades da sociedade do nosso estado”, afirmou a titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Adélia Pinheiro.
As Conferências ainda vão acontecer em mais oito cidades baianas: Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Juazeiro, Seabra, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista, totalizando 11 cidades. “Estamos vendo um movimento global de inovação. Isso aqui é extremamente relevante. É necessário que todos os atores que aqui estão, articulem-se, falem sobre o tema e possam, de fato, criar o que vai fomentar um resultado a médio prazo, conseguindo, assim, realizar inovação no estado”, declarou o diretor de inovação tecnológica, Ramon Santos, que representou as startups.
As discussões sobre o tema interessam a diversos setores, como educação e a agricultura, por exemplo. “Eu costumo falar sempre que Ciência e Tecnologia são de suma importante para todas as áreas, inclusive para a agricultura. A gente está vendo a evolução de produtividade, do nosso agronegócio baiano e isso depende muito desse setor. Quando aplicado de forma correta ao campo, ajuda muito o produtor rural”, explicou o secretário da agricultura, Lucas Costa, presente no evento.
A Conferência Macroterritorial de Salvador contou ainda com a presença do vice-reitor da UNEB, Marcelo Ávila; da secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis e do secretário de Desenvolvimento Urbano Antônio Dultra. A IV Conferência Estadual de CT&I está marcada para os dias 5 e 6 de dezembro, em Salvador, e abordará o tema “Bahia: Sociedade 5.0”.
*Com informações da Secti, disponível em secti.ba.gov.br.