O Programa Universidade para todos (UPT UNEB) iniciou na manhã dessa quinta-feira (30), o Seminário de Avaliação das Equipes Pedagógicas, Administrativas e Financeiras UPT/UNEB 2023, no Real Classic Bahia Hotel, em Salvador.
A iniciativa, que tem como objetivo promover um espaço de avaliação coletiva das atividades e de troca de experiências, reuniu a coordenação geral, equipes financeiras e administrativas, gestores de polo, supervisores e monitores.
“A avaliação é fundamental para garantir a qualidade da execução das ações, por isso esse momento aqui é tão importante. É através desse processo que progredimos, melhoramos. O UPT UNEB tem uma missão social muito grande, engajada e é compromisso nosso manter a qualidade das ações e ampliar, cada vez mais, a multiterritorialidade do programa. Precisamos chegar a todo o território baiano”, destacou João Rocha, pró-reitor de Infraestrutura (Proinfra) da UNEB, que representou a reitora da universidade Adriana Marmori, no evento.
O assessor especial de Articulação da Educação Superior da Secretaria estadual da Educação (SEC), José Bites de Carvalho, destacou que “o UPT UNEB é uma referência na execução dessa política pública tão importante para o povo baiano e, nesse sentido, é uma instituição fundamental para aumentar ainda mais o escopo do programa. O UPT já vai além do que propõe em sua criação, mas precisamos expandi-lo horizontalmente, avançando pelos territórios baianos e a multicampia da UNEB é fundamental nesse processo. Os estudantes da educação básica pública devem estar na universidade pública. Esse é o nosso desafio. A transformação que almejamos começa nesse lugar”.
Para Simone Wanderley, coordenadora geral do programa, na UNEB, O UPT é plural e diverso, e avança cada vez mais, fortalecendo e ampliando as frentes de inclusão. “Hoje já atendemos com o UPT UNEB diversas comunidades tradicionais: quilombolas, indígenas, pescadores, povos de terreiro. Somadas a essas conquistas, em 2023, implantamos, com muita alegria, também uma turma para pessoas em situação de rua. Esse trabalho só é possível por que temos uma equipe que abraça o programa com força, generosidade e responsabilidade”, pontuou.
UPT UNEB e seus números grandiosos
A programação do seminário reservou um momento com a coordenação geral do programa para apresentação dos principais indicadores de 2023.
Atualmente o UPT UNEB beneficia 10.624 cursistas, distribuídos em 198 turmas, em quase todos os territórios de identidade da Bahia. São 368 servidores da UNEB atuando na execução das diversas ações que fazem a engrenagem do programa funcionar.
“Do total de cursistas atendidos pelo UPT UNEB hoje, 72% são mulheres. Um número que nos mostra uma mudança de paradigma social importante, destacando a luta feminina pelo acesso ao ensino superior ”, frisou Jaqueline Machado.
Os números do UPT não param por aí. São 1.080 monitores em salas de aula todos os dias, se dedicando à formação qualificada dos cursistas. Além deles são mais 70 pessoas desenvolvendo a função de apoios locais.
“Os números do UPT UNEB são grandiosos em equipe, em cursistas e, afirmo com muito orgulho, em aprovações. O trabalho que todos nós desenvolvemos é muito compromissado e qualificado. Os dados positivos que alcançamos são resultado desse esforço coletivo”, celebrou Fabrício Magalhães.
Marco Silvany, coordenador pedagógico do UPT UNEB destacou a dimensão territorial do programa: “Estamos em 198 polos em toda a Bahia, mas não paro de pensar em todas as dezenas de cidades que ainda não conseguimos chegar. A luta é sempre para fortalecer o que já conquistamos e manter a luta para ampliarmos as ações para conseguirmos chegar a toda a Bahia”.
20 anos de UPT na Bahia
Em 2023, o Programa Universidade para Todos completou 20 anos de atividades na Bahia. Um marco importante da trajetória dessa importante política pública.
“Este ano o UPT completou duas décadas de uma política que começa como uma ação, e, no caminhar de pessoas corajosas como todos vocês, conseguimos transformar em política pública de acesso ao ensino superior. A história do UPT nos mostra que a trajetória não é fácil, mas as conquistas são possíveis. Sigamos na luta!”, frisou Patrícia Machado, coordenadora geral do UPT SEC.
A professora Márcia Guena frisou que o UPT UNEB desenvolve um trabalho belíssimo de inclusão e de ampliação do ingresso de pessoas na universidade. “A UNEB prima pela política de cotas e o UPT tem o poder de amplificar esse processo. Que essa política pública siga operando nessa direção, sobretudo no interior, no sentido de fortalecer a pluralidade dentro da universidade”, pontuou Márcia Guena, coordenadora pedagógica do polo de Juazeiro, que, no evento, representou os professores que atua no programa.
Para Vandearley Santos, gestor de polo do município de Guanambi, “c. E estar aqui é ajudar as pessoas transformar suas vidas. Essa é uma missão de todos nós”, afirmou.
Extensa programação
A programação do evento contou ainda com grupos de trabalho com as equipes gestão de polo, administrativa e financeira. O objetivo foi trabalhar de modo mais aprofundado cada segmento de gestão do programa, de modo a otimizar a avaliação das ações.
A reitora da UNEB, Adriana Marmori, participou do segundo dia do seminário. “Somos um coletivo engajado, compromissado com a missão social da UNEB e do UPT, um grupo que pensa, reflete, que coloca tudo de si naquilo que faz. Hoje, o nosso programa é uma política pública porque as comunidades acadêmicas das universidades executoras, principalmente a UNEB, lutaram por isso”, destacou.
A reitora pontuou ainda que “o Universidade para Todos possui uma função social, política e educativa, que busca a formação intelectual, cultural, cidadã dos sujeitos. E, hoje, com muita alegria celebramos os mais de 500 cursistas do programa que já conquistaram o sonho do acesso à Universidade do Estado da Bahia”, disse.
Gestores de polo, monitores e profissionais das equipes financeiras e administrativas também apresentaram painéis e relatos de experiências sobre suas áreas de atuação e dialogaram sobre suas vivências na rotina do programa, sinalizaram desafios e celebraram as conquistas.
A mesa-redonda com a Secretaria estadual da Educação finalizou as atividades da programação. A coordenadora geral do UPT SEC, Patrícia Machado, guiou a uma dinâmica dialógica e divertida para que as equipes do UPT UNEB apresentassem suas demandas, desafios, sugestões de melhorias.