O curso de pedagogia do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB, em Senhor do Bonfim, completou, em 2017, 25 anos de atividades no município.
Para festejar a data o departamento realizou evento comemorativo entre os dias 6 e 9 de dezembro, na unidade.
A programação, que teve como tema Bodas de prata, trajetória de ouro: sentidos e práticas educativas no sertão, contou com conferências, mesas-redondas e café pedagógico com palestrantes internacionais, ex-alunos, cursistas e profissionais da instituição, além de autoridades regionais.
O reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, que foi professor da primeira turma de Pedagogia do campus, esteve presente na mesa de abertura do evento e ressaltou a importância do curso para a o território e para o desenvolvimento da universidade.
“A história do curso de pedagogia e do DEDC VII é uma história evolutiva, sempre no horizonte do fortalecimento da educação superior e do território Piemonte Norte do Itapicuru. O curso foi fundamental no processo de a implementação da pesquisa e da pós-graduação na universidade, assim como para a formação de diversos quadros importantes”, destacou Bites.
A atual coordenadora do curso, Suzzana Alice Lima, homenageou os egressos do curso e os professores que compuseram e compõem o colegiado.
“O curso já formou cerca de 500 pedagogos. A nossa história se apresenta com essa trajetória de sucesso graças à participação de todos os professores, técnicos e estudantes que passaram por aqui”, disse Suzzana.
Já a professora Simone Wanderley, docente do curso desde 1996, destacou a influência da licenciatura na formação de profissionais e lideranças em Senhor do Bonfim e região.
“O curso de pedagogia do Campus VII marca decisivamente a educação na nossa região. Diversos egressos do nosso curso assumiram espaços importantes na educação básica, no ensino superior, em direções de escolas e secretarias dos municípios de Bonfim e região, e até no próprio departamento, com profissionais que retornaram para o nosso quadro de servidores”, concluiu Simone.