Senhor do Bonfim: Debate online destaca racismo estrutural no Brasil

O Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB, em Senhor do Bonfim, por meio do Laboratório de História e Cultura Afro-brasileira e Currículo Mariinha Rodrigues (LahAfro), realiza a live “Reflexões sobre o racismo estrutural e cotidiano no Brasil”, nesta quarta-feira (23), às 19h, com transmissão online pelo canal LahAfro, no YouTube.

A iniciativa, que tem o objetivo de fomentar a discussão sobre o racismo e seus impactos na vida dos brasileiros, conta com a participação de Nelma Barbosa, doutora em Estudos Étnicos e Africanos e coordenadora geral dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi – IF Baiano); e da professora Cristiane Batista (Uesc), também doutora em Estudos Étnicos e Africanos. A atividade será mediada pelo professor José Aurimar Angelim (IF Baiano).

O LahAfro, coordenado pelas professoras do Campus VII da UNEB, Carmélia Miranda e Eliana do Sacramento, vem promovendo discussões sobre as consequências do racismo no Brasil.

“O racismo estrutural está impregnado dentro de nós e se expressa através da naturalização do comportamento, ações, hábitos, situações, falas e pensamentos que já fazem parte da vida cotidiana do povo brasileiro, e que promovem, direta ou indiretamente, a segregação ou o preconceito racial”, aponta Carmélia Miranda.

 Informações: nacdedc7@uneb.br.