Colocar em pauta a acessibilidade visando, sobretudo, despertar na sociedade o interesse pelo aprendizado do sistema Braille de leitura e escrita. Esse é o objetivo do curso de extensão Introdução ao Sistema de Leitura e Escrita Tátil, ofertado pela UNEB, por meio do Departamento de Educação (DEDC) do Campus XI, em Serrinha.
A iniciativa gratuita, coordenada pela professora Márcia de Jesus, é desenvolvida desde 2011 e oferta turmas duas vezes por ano. Essa quinta edição do curso teve início dia 30 de agosto e segue com atividades até novembro.
Durante o curso são desenvolvidas ações voltadas para socialização e conscientização acerca da importância do tema, através da elaboração e execução de oficinas pedagógicas e sinalizações em Braille dos espaços.
A atividade é ministrada pelas professoras Nélia Monteiro, Lucimara Pereira e Thaíse Lisboa, além da coordenadora do projeto, e conta com a consultoria de pessoas com deficiência visual como os estudantes Paulo Henrique (UNEB) e José Gleidson de Araújo (IFBA), que trazem para a turma relatos de experiências cotidianas.
“Quando as pessoas buscam por essas capacitações inclusivas, percebo uma preocupação positiva com o outro, principalmente daqueles que atuam em sala de aula. Isso é muito bom”, afirmou Paulo.
Os interessados em participar da próxima turma do curso, ainda sem data definida, podem enviar e-mail para o endereço marajesu@gmail.com. Não há seleção para inscritos, todos serão contemplados.