Serrinha: Evento destaca prevenção ao risco suicida e valorização da vida

O projeto UNEB nas Comunidades tem como objetivo promover ações parceiras em prol da valorização da vida

O Departamento de Educação (DEDC) do Campus XI da UNEB, em Serrinha, por meio do Projeto UNEB nas Comunidades – UC’s, realizou a atividade Valorização da Vida: Setembro Amarelo pode ser todo dia, no dia 29 de novembro, na Praça Morena Bela, no município.

O projeto, criado em 1995 com o nome Projeto de Experiências Criadoras, tem como objetivo promover ações parceiras em prol da valorização da vida, como forma de identificar e prevenir o risco de suicídio. A iniciativa é coordenada pelas professoras Zoraya Maria e Luci Ana Gonçalves.

O projeto Recreando divertiu as crianças com brincadeiras e atividades culturais

Nesta edição, foram realizadas atividades culturais e palestras com temáticas voltadas para a valorização do ser humano e o incentivo pessoal.  A programação contou com jogos, cantigas de rodas e apresentação teatral, realizado pelo projeto Recreando, desenvolvido por estudantes do curso de Pedagogia do campus.

“O Projeto Recreando foi pensando de modo que viesse a divertir as crianças no âmbito do brincar, onde a valorização da vida seja a principal finalidade”, explicou a estudante Hemili Araújo.

O evento encerrou as atividades com a roda de conversa A valorização da vida é a mais urgente das urgências, que contou com a participação de Cibele Santos, da Sociedade PSI, e Josiana Rocha, do Centro de Valorização da Vida (CVV).

“Essa foi à quarta participação da CVV nesse evento. Trata-se de uma iniciativa que oportuniza o debate sobre essa temática, ampliando as possibilidades de reflexão e conscientização acerca da importância  da  luta contra o suicídio”, ressaltou Josiana Rocha.