O vice-reitor da UNEB, professor Marcelo Ávila, assinou, na última quarta-feira (4), o termo de cooperação interinstitucional para implementação da Rede de Aprendizagem, na sede do Ministério Publico estadual, em Salvador.
A iniciativa visa associar a profissionalização e a educação de jovens em situação de vulnerabilidade, com idades entre 12 e 21 anos, que contarão com aprendizagem profissional, estágios e cursos de capacitação no Estado da Bahia . Serão atendidos nos cursos os adolescentes egressos do sistema socioeducativo, os que estão em cumprimento de medida e os adolescentes vulneráveis, que têm que estar necessariamente matriculados na rede de ensino.
A atuação da UNEB no convênio será coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). “Iremos mapear na UNEB e articular as ações de extensão voltadas para a ressocialização de jovens em medidas socioeducativas”, destacou a professora Adriana Marmori, pró-reitora de Extensão.
Também assinaram o documento Sebrae, Senac, Senai, Unicef, Fundação José Silveira, Fundação Cidade Mãe, Projeto Axé, Fundação Steve Biko, Fundação Jorge Amado, Ifba, IEL, Fundac, Fobap, entre outras instituições.
O termo entra em vigor dentro de 60 dias, período em que o comitê executivo formado pelo MPE, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública e Superintendência do Trabalho Emprego e Renda articulará as ações para implementação das iniciativas.
*Com informações de Gabriel Pinheiro e foto de Rodrigo Tagliaro