UNEB certifica participantes do Curso Produção Cultural – Canavial na Bahia

A UNEB, por meio da Assessoria Especial de Cultura e Artes (Ascult), realizou na última terça-feira (3), a solenidade de certificação da primeira edição do curso Produção Cultural, Canavial na Bahia, no Hall da Reitoria, no Campus I da universidade, em Salvador.

O curso, promovido em parceria com o produtor cultural Afonso Oliveira, autor do Método Canavial, e com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, certificou 20 alunos, entre funcionários da UNEB e representantes diversos da comunidade negra, lideranças de terreiros e artistas, como Sidney Argolo – músico e arte educador no grupo étnico cultural Coral da Paz, no Bairro da Paz, Ana Vaneska – Conselheira Titular do Conselho Estadual de Cultura, Balbino Daniel de Paula – Alagbá do Ilê Agboulá em Ponta de Areia, Rosane Sales, membro do Coletivo Arte e Cultura do Cabula e Sueli Santos, representante do Bloco Afro Bankoma.

“Eu prefiro chamar esse curso de grandes encontros. Nos encontramos para olhar pra nós mesmos e para nossa cultura popular. Foram encontros para nos entendermos mais e crescermos como pessoas. E também para construir pontes. Temos muitos artistas e pouco espaço para eles, poucos produtores. Muita gente boa, com grande relevância para a cultura do Brasil e que não tem um palco. Precisamos criar esses lugares”, destacou Afonso Oliveira.

A cerimônia reservou ainda a apresentação dos músicos Tonynho dos Santos e Isbela Faria, com a participação especial de uma das alunas do curso e cantora Graça Onasile, que também representou a Secretaria Estadual de Política para Mulheres na solenidade.

Bons frutos – O curso Produção Cultural, Canavial da Bahia já rendeu importantes parcerias e ações. Destaque para a criação do Coletivo Samba Miudinho, que já teve projeto aprovado pelo Ministério da Cultura.

Em 2016, o Samba Miudinho, junto ao Ponto de Cultura Canavial, integrará o Encontro Nacional dos Pontos de Cultura, a TEIA Nacional, com quatro grandes eventos em todo Brasil, promovendo a cultura popular nacional e formando novos agentes da produção cultural.

 

 

Foto: Ascult
*Texto: Com informações da Ascult

Deixe uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *
Você pode usar estes HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>