Diante da formalização de denúncias relacionadas a casos de abusos, assédios e diversas modalidades de violência institucional, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vem a público reafirmar o seu compromisso com a promoção, proteção e defesa de populações e grupos estratégicos – negros e negras, pessoas LGBT, quilombolas, indígenas, dentre outros –, visando a sua afirmação, garantia de direitos e justiça social.
Nesse sentido, ratificamos que a UNEB tem atuado de maneira vigilante e respaldada pela legalidade, pela apuração das denúncias de violência institucional e responsabilização dos agentes que lhes deram causa em todas as situações, garantindo o direito ao contraditório, a legítima defesa e o devido processo legal.
Nesta oportunidade, chamamos a atenção da comunidade acadêmica para que a disseminação noticiosa irresponsável destes casos não prejudique os interesses de terceiros, sobretudo das vítimas, o curso das apurações e a própria imagem institucional. A liberdade de expressão não pode se sobrepor à dignidade da pessoa humana, tampouco ao denuncismo descuidado que não contribui com a reversão efetiva das violências sistêmicas, dentro e fora do espaço universitário.
Salvador, 22 de maio de 2018
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)