“Cultura Oceânica, Eventos Climáticos Extremos e Racismo Ambiental”. Esse é o tema do 10º Festival das Baleias e da 2ª Conferência Oceânica do Brasil que acontece entre os dias 6 e 10 de setembro, no Teatro UNEB, no Campus I da universidade, em Salvador, e em diversos outros ambientes da capital baiana.
O evento, realizado pelo Instituto Redemar Brasil, em parceria com a UNEB, é uma iniciativa multidisciplinar e multissetorial, que tem o intuito estimular a preservação da vida marinha e promover soluções de como reduzir o combustível por plástico nos oceanos.
A proposta é unir instituições públicas e privadas, pesquisadores, educadores, estudantes e a Sociedade Civil em torno do debate sobre a situação dos ecossistemas na Zona Costeira e Marinha, e da conscientização sobre a importância da realização de ações pela preservação ambiental. Painéis temáticos discutem e propõem diretrizes para uso sustentável do Oceano no Brasil.
Nos dias 6 e 7 de setembro, o evento será realizado no Teatro da UNEB. A programação vai contar com mesas-redondas sobre turismo sustentável em ambientes marinhos; pesca sustentável e gestão de recursos pesqueiros; cultura oceânica, gestão e certificação das praias; e impactos dos eventos climáticos extremos na sociedade. A iniciativa é aberta ao público.
Entre os dias 8 e 10 de setembro, o festival seguirá com atividades externas de mutirão de limpeza de praia, caminhada do mar, saída para observação das baleias e show musical.
Estudantes e docentes dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia de Pesca e Aquicultura da UNEB participarão do evento.
Além da UNEB, a iniciativa também conta com apoio da Secretaria estadual de Turismo (Setur) e da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma).
Imagem (destaque): Divulgação