A Secretaria estadual da Educação (SEC), por meio da UNEB, realiza último aulão da Ação Gestão da Aprendizagem neste sábado (25).
A iniciativa consiste em ofertar aulas com recomposição de conteúdos de português e matemática, desde o mês de setembro deste ano, em 50 escolas do ensino médio de Salvador e região metropolitana, além outras aproximadamente 150 escolas do interior do Estado.
A ação atua de forma complementar a programas estaduais que visam o bom desempenho de estudantes concluintes e egressos da rede estadual em processos seletivos de ingresso ao ensino superior.
A iniciativa é realizada em parceria com 22 Núcleos Territoriais de Educação e tem como objetivo a regularização dos indicadores de fluxo e a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, no ano letivo de 2023, promovendo o fortalecimento e melhoria da educação básica em todo o território baiano.
De acordo com Ana Vitória Paixão, coordenadora da Gestão da Aprendizagem, no âmbito da UNEB, com a reoferta a partir de conteúdos programáticos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, a Ação Gestão da Aprendizagem busca ampliar as possibilidades de aprendizagem e apropriação de conhecimentos e conceitos que integram as diretrizes curriculares determinadas ao estudo nos 1º e 2º. anos do ensino médio.
“A apropriação desses conteúdos, além de implicar o desempenho dos discentes em suas vidas escolares, é parâmetro da qualidade do ensino ofertado aos estudantes por escolas das redes municipais e estaduais, avaliada a cada dois anos nas provas SAEB e SABE”, explicou a coordenadora.
Com a estimativa de atender a 29.616 alunos, ao longo destes três últimos meses, a Ação Gestão da Aprendizagem contou com a expertise técnica e de gestão da UNEB para a organização pedagógica e formativa voltada para a realização dos aulões, envolvendo a elaboração de material didático pedagógico; a elaboração, aplicação e correção de simulados; além da coordenação e comunicação com os grupos/equipes de trabalho nos diversos polos, com os NTEs e unidades escolares, no sentido de garantir a infraestrutura operacional necessária às atividades.
Os monitores e participantes tem reconhecido a relevância desta iniciativa: “Avalio a Ação Gestão da Aprendizagem de forma muito positiva. Esse reforço a mais nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, objetivando minimizar o déficit de aprendizagem é bastante oportuno e faz a diferença na vida de muitos estudantes”, afirma Sandro Mattos, gestor de polo.
“A proposta da Gestão de Aprendizagem aponta para um olhar sensível na questão da recomposição de aprendizagens. Infelizmente, a educação escolar, que já vinha sofrendo com a sua precarização, após o período da pandemia alargou a lacuna entre o aluno e o aprendizado, principalmente nas escolas públicas. Porém, eu, como professora, fiquei feliz em atuar nesse programa que serviu de ponte para esses estudantes perceberem que ainda há possibilidade de aprender” Rebeca Teles, monitora
Gersânia Conceição, gestora de Polo, destacou a forma positiva como a ação foi estruturada. A Gestão da Aprendizagem coloca a escola e seus gestores como os principais agentes mobilizadores, acolhendo estudantes e alocando as instituições como formadora de cidadãos e cidadãs aptos e aptas a seguirem os caminhos e as profissões que desejarem. O protagonismo da Universidade do Estado da Bahia também é fundamental. A UNEB vem conduzindo coordenação pedagógica da ação, mais uma vez, de mãos dadas com as escolas de educação básica”, conclui Gersânia.
** Com informações da equipe Ação Gestão da Aprendizagem