A UNEB inaugurou a sede física do Centro de Assessoria e Pesquisa em Inovação Pedagógica (Ceapip) na manhã dessa quinta-feira (2), no prédio da Reitoria, no Campus I da Universidade.
A cerimônia, que foi transmitida pelo Canal da TV UNEB, no YouTube, contou com a presença do reitor José Bites de Carvalho, da pró-reitora de Extensão (Proex), Adriana Marmori, reitora eleita, além dos demais pró-reitores, diretores e membros da comunidade acadêmica.
“O Ceapip é uma ideia, um processo que vem sendo construído ao longo dos anos. O caminhar foi longo, envolveu um coletivo dedicado que percebeu a necessidade permanente de inovação, de promoção da formação político-pedagógica dos docentes, e do incentivo à pesquisa com vistas ao desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios da docência universitária” destacou o reitor José Bites.
Para Adriana Marmori, o Ceapip chega em um momento importante, em que precisamos pensar a docência, o ensino e a aprendizagem em todas as dimensões.
“Esse é um espaço de compartilhamento de ideias que irão despontar novas práticas inovadoras na universidade. Assumimos juntos o compromisso de trabalhar para a consolidação deste centro, para fortalecê-lo e torná-lo referência para outras instituições”, ressaltou a pró-reitora.
Também esteve presente a coordenação executiva do centro, composta por Dayse Lago (coordenadora geral); Sandra Regina Soares (Assessoramento Pedagógico); Antenor Rita Gomes (Coordenação de Pesquisa); e Mônica Massa (Coordenação de Comunicação).
“O Ceapip nasce de inquietações dos professores e sindicatos com a necessidade da criação de um espaço de assessoria para docentes, que promovesse e discutisse ações voltadas para a pesquisa universitária, fomentando as competências já existentes e estimulando novas. Como simboliza a marca do centro, vamos atuar na perspectiva de alçar voos através do trabalho coletivo e compartilhado”, destacou a coordenadora Dayse Lago, vice-reitora eleita.
Prática docente e inovação
O Centro de Assessoria e Pesquisa em Inovação Pedagógica propõe a busca permanente da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, da formação de profissionais das diversas áreas.
A proposta é problematizar dilemas e desafios da prática pedagógica dos docentes da UNEB, promovendo trocas de experiências e construções coletivas sobre a docência universitária, considerando as características e potencialidades locais, sempre pautados pelos valores éticos da solidariedade, do diálogo e do respeito às diferenças.
O Ceapip já está trabalhando em um edital de pesquisa para 2022, que deve ser publicado já no início do primeiro semestre.