A revitalização do Cine Teatro Edén, em Ipiaú, será mote das discussões da segunda edição do Circuito Cine Éden que acontecerá entre os dias 14 e 17 de junho, no município.
O evento, que recebe o apoio institucional da UNEB, através do Departamento de Ciências humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XXI, em Ipiaú, vai reunir produtores, diretores, estudantes, professores e a classe artística local, e demais interessados na sétima arte.
A iniciativa reserva exibições de produções filmadas na cidade e também filmes nacionais, mesas de debates, oficina e lançamento de livros. Serão exibidos 14 filmes, em horários diversos, Cine Center Ipiaú.
O circuito contará também com uma oficina de Produção de Videoclipe, que será ministrada pelos cineastas Edson Bastos e Henrique Filho. A atividade, que está ofertando 20 vagas, é direcionada para músicos que já possuem trabalhos autorais ou interessados em audiovisual, que queiram conhecer mais a linguagem de videoclipe. A ofocina terá carga-horária de 8h e será realizada nos dias 14 e 15 de junho, das 8h às 12h, no campus da UNEB.
Nos dias 16 e 17 de junho, o evento reserva duas mesas de debates, que também serão realizadas na UNEB, às 14h: “15 anos da UNEB Campus XXI e sua colaboração na cultura de Ipiaú” com a presença do reitor da universidade, José Bites de Carvalho, e do diretor do DCHT XXI, Otávio Assis, e “Cultura como Direito Humano – Por Um Novo Cine Éden”, com a presença de Juca Ferreira, ex- Ministro da Cultura, Daniel Puig, pró-reitor da UFSB e Denise Teixeira, arquiteta e filha de Euclides Neto.
O circuito realizará ainda o lançamento do livro “Portas do Éden: a poética de José Américo Castro e o Imaginário Coletivo de Ipiaú”, organizado por Paulo Magalhães, e escrito pelo jornalista, escritor e poeta, José Américo Castro, no dia 16 de junho, às 19h, na Câmara de Vereadores de Ipiaú.
Todas as ações são gratuitas e abertas ao público.
Confira aqui a programação completa.