
Mais de 200 pessoas participaram da I Corrida e Caminhada UNEB Mulheres, nesse domingo (9), no bairro do Cabula, em Salvador.
O evento esportivo, alusivo ao Mês das Mulheres, teve a largada no Campus I da Universidade e seguiu até a Subestação Neoenergia Coelba de Narandiba, retornando para a UNEB. A caminhada teve percurso de 2,5 km, enquanto a corrida teve rota de 5 km.
“A ideia de realizar a corrida surgiu por demanda da própria comunidade acadêmica da nossa universidade, que busca momentos como esses pensando na saúde. E como estamos no mês de março, nada melhor do que reiterarmos a importância da mulher unebiana e da mulher da comunidade externa junto a nós nesse grande movimento de integração, saúde e esporte. Fico muito feliz com o resultado. Várias pessoas que participaram dessa primeira edição já estão nos cobrando a segunda. A universidade é um espaço plural e múltiplo, que deve trazer para dentro e fora dela todas as ações que já são realizadas. A corrida hoje é um esporte que tem adesão de muitas pessoas. Na UNEB, há muitas pessoas que praticam corrida. Trazer aqui algo como eminentemente unebiano foi extremamente importante”, destacou a reitora da UNEB, Adriana Marmori, que participou da atividade.
O evento também contou com a presença da secretária da Educação (SEC), Rowenna Brito, que competiu na modalidade corrida feminina. “É uma alegria estar aqui e poder reafirmar o compromisso da universidade pública com as mulheres, com a saúde das mulheres, com o esporte e com a garantia de direitos das mulheres. A UNEB é uma universidade pública que abre as portas para estudantes, professores, servidores e para a comunidade. O que vimos hoje foi uma corrida e caminhada para as mulheres, mas que também envolveu a comunidade em torno da instituição, proporcionando uma experiência enriquecedora. Esta é uma importante iniciativa estratégica para a vida e a saúde de nós, mulheres”, disse a gestora.
A vice-reitora da UNEB, Dayse Lago, destacou a importância do evento para promoção da saúde das mulheres. “A UNEB desenvolve essa atividade não só para lembrar das conquistas femininas, mas também da luta contra as desigualdades e violências que enfrentamos. Atividades dessa natureza, são para evidenciarmos que precisamos nos cuidar, ter saúde e assim, com disposição, nos envolvermos com as questões que nos afetam cotidianamente”, ressaltou.
O evento teve a presença da primeira-dama do estado, Tatiana Velloso, e da vereadora de Salvador, Marta Rodrigues.
Diversão, saúde e solidariedade
A atividade foi organizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Os participantes inscritos receberam o kit corrida (camisa, sacochila e número de peito), mediante doação de 1kg de alimento não perecível.
“A ideia da reitora Adriana Marmori foi maravilhosa, pois abrimos inscrições para 200 pessoas e, em menos de meia hora, todas as vagas foram preenchidas. Temos aqui 180 pessoas da comunidade externa, o que nos garante a certeza de que a comunidade do Cabula acredita e confia nos eventos da UNEB. Nesta comemoração, com uma pauta tão importante de luta contra a violência às mulheres, o feminicídio, o machismo e o patriarcado, estamos também estimulando a cultura do esporte. Portanto, este evento foi muito bem recebido pela sociedade baiana”, salientou a pró-reitora da Proex, Rosane Vieira.
O coordenador do evento, Dilton Cerqueira, destacou a relevância do evento para a promoção da saúde e bem-estar. “A atividade física e o cuidado com a saúde andam de mãos dadas. A prática do esporte resulta em uma vida mais longa e saudável. Sinto imensa alegria por ter contribuído para a organização desse evento e pela participação massiva da comunidade acadêmica e externa da universidade. Torço para que tenhamos outras edições da corrida e caminhada como essa”, considerou.
Experiente em eventos esportivos, a corredora Tamires Rego elogiou a iniciativa da UNEB em promover a corrida e caminhada. “Eu geralmente gosto de participar das corridas que acontecem. A iniciativa da UNEB eu amei. Tento participar de todas as corridas gratuitas. Espero que essa iniciativa da universidade se repita mais vezes”, afirmou.
Servidora da instituição, Jamile Maiana, destacou a importância da prática esporte na vida das pessoas. “Acredito que sem o esporte a gente não vai para lugar nenhum. A atividade física não é só sobre o físico, é sobre o mental, o psicológico e a qualidade de vida. Então, a universidade está de parabéns por essa iniciativa. Que venham outras corridas por aí”, disse que Jamile, que também participo da caminhada.
O evento ainda contou com aulas de dança de zumba, massoterapia e um momento de confraternização com oferta de lanches saudáveis e frutas tropicais. Todos os competidores receberam medalhas e os primeiros colocados foram premiados com troféus. Foram arrecadados 230 kg de alimentos, que serão doados para instituições do entorno do Cabula.
Confira todos os registros fotográficos da I Corrida e Caminhada UNEB Mulheres
Texto: Wânia Dias/Ascom, com colaboração de Danilo Cordeiro/Ascom
Fotos: Danilo Oliveira/Ascom




























