O Programa Universidade para Todos (UPT/UNEB), em articulação com o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XX da universidade, em Brumado, realizou a I Feira de Profissões, no dia 30 de setembro, no município.
O público presente teve acesso a informações diversas sobre as profissões mais procuradas no mercado atual e a importância de cada uma delas para a sociedade.
A coordenadora geral do UPT/UNEB, Simone Wanderley, destacou a relevância da feira enquanto espaço formativo. “Ter consciência das próprias aptidões e saber relacioná-las com as diversas profissões e caminhos possíveis no mundo do trabalho é fundamental para a formação dos nossos cursistas”, frisou a gestora.
A diretora do DCHT-XX, Luciana Cruz, destacou que eventos dessa natureza permitem que jovens de diversas idades acessem o conhecimento necessário para fazer escolhas alinhadas com a realidade de cada um, buscando sucesso e realização profissional. “A feira alcançou bons resultados e se lançou como uma iniciativa pioneira para auxiliar jovens em suas escolhas profissionais”, pontuou a diretora.
A programação do evento contou com atividades culturais e artísticas, solenidade de abertura com participação de prefeitos e secretários de Educação da região, representantes do departamento e discentes, mesa-redonda e a exposição de profissões em estandes montados no campus.
Ambiente prático e interativo
Na Feira das Profissões, os estudantes puderam explorar uma ampla gama de carreiras e profissões em um ambiente prático e interativo. Esse movimento ajuda a identificar interesses, habilidades e paixões, além de compreender as diferentes opções disponíveis no mercado de trabalho.
“Os visitantes da feira receberam informações detalhadas sobre várias profissões, incluindo suas responsabilidades, requisitos educacionais, perspectivas de emprego e trabalho. Dados cruciais para que os estudantes tomem decisões importantes antes de escolherem em que área atuar”, explicou Marcolino Sampaio, coordenador pedagógico do Programa UPT/UNEB no Departamento.
O evento, que também contou com o apoio na comissão organizadora do gestor local do UPT/UNEB, Nilton Aguiar, teve como público-alvo cursistas UPT de Brumado e cidades circunvizinhas, mas, foi aberto para toda a comunidade externa.
O evento contou com expressiva participação dos servidores do departamento e, como pontuou o técnico-administrativo Lucas Porto: “o evento movimentou o nosso campus universitário desde o início da manhã e se estendeu até, aproximadamente, às 14 horas”.
A programação reservou stands informativos, mesa-redonda com representantes dos colegiados do departamento, rodas de conversas, palestras e apresentações culturais.
Todas as extensões da UPT, vinculadas ao polo de Brumado, participaram do evento com a presença dos coordenadores locais, monitores e cursistas.
Texto: Wânia Dias
Fotos: Divulgação