Teve início, na última quarta-feira (3), o VIII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro (WECSAB), no Departamento de Ciências Humanas (DCH), no Campus III da UNEB, em Juazeiro.
O evento, que abordou o tema Dimensões Políticas e Pedagógicas da Contextualização, é realizado pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), através do Projeto Reflexões dos Referenciais Teóricos da Educação Contextualizada, da unidade.
Estudantes de graduação e pós-graduação, professores, técnicos da educação básica, membros de movimentos sociais, profissionais e professores do Ensino Superior participaram da abertura do evento, marcada pela conferência que destacou a temática principal do evento.
A atividade foi ministrada pelos professores Maria Cândida Moraes (UnB) e Juan Miguel Batalloso Navas (ECOTRANSD/Espanha), no Auditório ACM, no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), na unidade.
“É importante compreender bem o significado da palavra contextualização. Em que ela se fundamenta em termos de ciência e quais os desdobramentos e compromissos que devemos ter em relação a essa construção. É extremamente importante se conhecer o contexto, sem ele as coisas não fazem sentindo”, destacou a docente Maria Cândida.
A mesa solene foi composta pela diretora do DCH, Márcia Guena, pela coordenadora do PPGESA, Carla Paiva, e pelas coordenadoras do curso de Jornalismo, Andrea Santos, e do curso de Pedagogia, Sandra Novais. O primeiro dia do evento contou ainda com a apresentação do espetáculo Eu Vim da Ilha”, da Cia de Dança do Sesc.
A programação do VIII WECSAB segue com atividades até esta sexta-feira (5) e reserva, entre outras atividades, o lançamento do Prêmio Euvaldo Macedo Filho de Fotografia.
A iniciativa vai reunir imagens que retratam o semiárido brasileiro. As três melhores fotografias serão escolhidas por júri popular e pelos participantes do evento.
O objetivo do prêmio é homenagear o Poeta, fotógrafo e cineasta Euvaldo Macedo Filho. O artista juazeirense deixou um expressivo acervo de imagens e escritos que revelam a poesia e inteligência de sua obra.
Informações: https://wecsab.wixsite.com/2018