Em 2020, o projeto versão web da @tvuneb completará 10 anos de atividades, renovando-se e reforçando diariamente o compromisso com a produção e disseminação de conteúdo de modo dialógico e inclusivo.
Para comemorar essa década de intensa produção audiovisual, inaugura-se uma nova marca, que sela o novo momento da comunicação pública na universidade. A WebTVUNEB agora é TV UNEB.
Trata-se de um redesign da logo já conhecida, fruto de um movimento para oportunizar o encontro com o novo sem se desconectar dos caminhos percorridos até aqui.
Mas, é importante reforçar, essa mudança não é apenas imagética. Existe também uma transformação conceitual, que se baliza nas novas mídias, nos novos processos tecnológicos e comunicacionais.
Para a coordenadora da TV UNEB, Qhele Jemima, a versão web da TV cumpriu o seu papel. Em 2010, ano de sua criação, havia um grande movimento na mídia nacional e internacional que discutia sobre o novo lugar da TV com a chegada da internet. Nesse período houve um boom de webtvs em todo país. Além disso, a UNEB entendia que era uma forma de chegar a todos os seus 24 campi, rompendo as barreiras do tempo e espaço de forma gratuita e inclusiva.
“Hoje, com as multiplataformas, multitelas, o streamig, videos on demand e a digitalização da televisão aberta, o ambiente de produção e circulação audiovisual vive novos debates sobre modelos e formatos para TV. Assim, a nomeclatura “web” soa reducionista e deixou de ser aplicada. E é nessa nova maré do campo empírico e científico que mudamos a marca da TV”, explicou a coordenadora.
Parceria com a TV Kirimurê
E as novidades não param por aí. A partir deste sábado (7), a TV UNEB passa a exibir conteúdo na TV Kirimurê (TVK), do Canal da Cidadania de Salvador.
Serão exibidas produções tradicionais da TV UNEB, como o Boletim Semanal, e também um programa, transmitido aos sábados, com conteúdos específicos para o canal.
O programa, apresentado por Ícaro Rebouças e Munike Lunar, reúne conteúdo produzido pela TV UNEB em seus 10 anos de existência, em todos os campi da universidade.
A parceria entre a TV UNEB e a TV Kirimurê é fruto da pesquisa, desenvolvida no âmbito do mestrado, da coordenadora Qhele Jemima.
O estudo trata da produção e distribuição de conteúdo audiovisual público na TV aberta, que entre as propostas e encaminhamentos, incluía a relação entre a TV Kirimurê e as TVs universitárias da Bahia.
Para assistir à programação da TV UNEB na TVK basta sintonizar no canal 10.2 de sua TV aberta. Vamos juntos?!