Representantes das Pró-Reitorias e das Coordenações ligadas às ações afirmativas nas Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) se reuniram na última quinta-feira (6), no Campus I da UNEB, em Salvador.
O encontro teve como pautas a proposição de legislação específica que ampare as políticas afirmativas na educação superior do estado; o Programa Mais Futuro, do Governo do Estado; e a organização do II Seminário de Ações Afirmativas nas Universidades Brasileiras.
As politicas afirmativas, no âmbito das ações reparativas, se constituem enquanto realidade nas universidades brasileiras. No contexto baiano, não há legislação específica que possa assegurar tal política na condição de ação de estado.
Ao considerar a sua importância no âmbito da reparação social e da democratização do acesso, permanência e conclusão do ensino superior, pesquisadores e gestores da UNEB, Uefs, Uesb e Uesc discutiram a criação de dispositivos legais que assegurem às Ueba condições para a oferta de serviços que concretizem as ações afirmativas.
Como desdobramento das discussões promovidas durante o evento, foi agendado um novo encontro para o próximo mês de fevereiro, no qual as universidades vão apresentar propostas de minuta para a Lei Estadual de Políticas Afirmativas.
Após deliberação no I Seminário Nacional Políticas de Ações Afirmativas nas Universidades Brasileiras, no último mês de agosto, a UNEB assumiu a responsabilidade de realizar a segunda edição do evento, em 2019. A iniciativa será coordenada pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas da instituição.
*Fotos e informações: Michele Menezes/Proaf