Durante duas semanas (18 a 21/02 e 11 a 15/03), o Departamento de Educação (DEDC) do Campus XI da UNEB, em Serrinha, realizou na unidade a IV Semana de Integração das Categorias Universitárias (SIC), intitulada A universidade na curva do tempo histórico: enfrentamentos e resistências.
A atividade teve como objetivo promover a integração entre os protagonistas do espaço universitário em sua cotidianidade: estudantes, técnicos, analistas, colaboradores e docentes. Além da presença dos grupos, o evento possibilitou o compartilhamento de reflexões com a comunidade externa por meio de debates que contextualizaram a temática da SIC.
Em sua quarta edição, a Semana de Integração das Categorias Universitárias recebeu edições do projeto Ciclo de Debates Contemporâneos – Sem Conversa Fiada!, que trouxeram pautas como a aula inaugural do semestre 2019.1, com a palestra do professor doutor Eduardo Girotto (USP) “Da denúncia ao anúncio: por uma outra geografia da política educacional” e a discussão do professor mestre Paulo Éverton Mota Simões (UFAL) sobre os temas “A graduação para além de uma fábrica de administradores” e “Limites, entraves e possibilidades da BNCC no município de Serrinha” com a APLB Sindicato Serrinha, a Secretaria estadual da Educação (SEC), a professora doutora Janeide Bispo dos Santos (UNEB) e o Conselho Municipal de Educação, representado pelo professor mestre Luíz Carlos Jandiroba.
Durante as atividades, que incluíram rodas de conversas, tour pedagógico, colóquios, recepção de calouros, movimentos sociais e mesas institucionais, a IV SIC realizou a Tenda Cultural da Diversidade, espaço promovido pelos estudantes onde diversas formas de arte foram expostas: música, dança, poesia e a grafitagem.
Além disso, o evento recebeu o grupo de balé afro de Serrinha, com a “Dança da Yabás”, em comemoração ao mês das mulheres.
Os estudantes dos cursos de Geografia, Pedagogia e Administração tiveram a oportunidade de questionar sobre as políticas de assistência estudantil na UNEB, na roda de conversa com a pró-reitora de Assistência Estudantil (Praes), professora mestra Elivânia Reis de Andrade Alves, com a presença ainda das pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP).
Fotos: Núcleo de Comunicação/Campus XI