A equipe de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), iniciou ontem os trabalhos de avaliação in loco da oferta de cursos na modalidade a distância (EAD) na UNEB.
As ações da equipe foram iniciadas por reunião com o reitor, José Bites, o vice-reitor, Marcelo Ávila, e representantes da Equipe Central de Gestão Universitária da universidade, na manhã de ontem (18), na Reitoria, no Campus I, em Salvador.
A primeira agenda consistiu na apresentação da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead) da UNEB quanto às iniciativas acadêmicas e administrativas da oferta de cursos EAD, bem como das disciplinas semipresenciais.
O trabalho de avaliação in loco consiste em etapa do processo de recredenciamento da universidade para continuidade da oferta EAD.
O roteiro da visita contará com entrevistas com estudantes, tutores e professores, reuniões com diversos setores da universidade, análise documental. A equipe também participou da formatura de graduados nos cursos EAD.
Avaliação de IES e cursos
Após as atividades na instituição, os profissionais farão o preenchimento de instrumentos específicos, que vão posteriormente gerar um relatório para subsídio da análise do pedido de recredenciamento da oferta de cursos na modalidade a distância.
O Inep conduz a avaliação de cursos de graduação e de Instituições de Ensino Superior (IES) em todo o Brasil.
Foto: Danilo Oliveira/Ascom