Movimento intenso nas portarias do Campus I da UNEB, em Salvador, no início da manhã de um sábado ensolarado? É sinal de que hoje (26) foi mais um dia de Aulão UPT/UNEB no teatro da instituição.
Às vésperas para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, os estudantes puderam conhecer melhor a universidade, receberam orientações para a inscrição com isenção no Vestibular UNEB 2020 e aprenderam sobre as ações de assistência estudantil.
Para apresentar todas essas questões em detalhes, houve a composição de uma mesa com participação do vice-reitor, Marcelo Ávila, da coordenadora adjunta da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead), Lídia Boaventura, da gerente de Seleção Discente (Gesedi/Prograd), Daniela Caires, e da psicóloga do Serviço Médico e Odontológico (SMOS), Isa Patrícia Cardoso.
Sonhos e representatividade
Presente em todas as edições dos aulões em Salvador, o estudante Antônio Conceição, do polo do Colégio Estadual Batista Neves, em Cajazeiras 5, afirma que se sente mais confiante para os próximos passos neste período decisivo do ano.
“Esse é um reforço muito positivo para mim, que estou com 53 anos e venho buscar a minha oportunidade de entrar no curso de Pedagogia. Fiz curso técnico em 1985, mas passei a trabalhar com segurança. Tentei a UNEB em 2010 e perdi na redação, mas, agora vou tentar de novo. Quero que, com a minha referência, os jovens sintam prazer em estar na sala de aula”, destacou o aluno.
A convite da psicóloga do SMOS, a ex-estudante do UPT/UNEB Carla Andrade deu um depoimento que emocionou a todos os presentes no Teatro UNEB. Após uma infância e juventude de grandes dificuldades, ela foi aprovada na UNEB e na Unilab, no recôncavo da Bahia.
“Não tive a oportunidade de estudar quando criança, por conta dos problemas psicológicos que minha mãe tem. Conheci a escola só aos 17 anos de idade. Morei na rua e passei fome. Concluí meu ensino médio apenas em 2008. Em virtude de um problema de depressão, por conta de um relacionamento, tive que escolher um segundo amor para a minha vida, que foram os estudos”, contou a estudante, que hoje, aos 34 anos, cursa Letras – Espanhol e Literatura no Campus I da UNEB.
Os alunos ainda participaram de sorteio e receberam livros da Editora UNEB (EdUNEB). Os sorteados ganharam obras de autoria diversa e sobre os mais variados temas.
Preparação a todo vapor!
A manhã deste sábado de aulão foi finalizada com dicas sobre as obras que serão cobradas no Vestibular UNEB 2020. A atividade contou com a participação dedicada da professora Líbia Melo e dos monitores Jennifer Ramos, Daniel e Gleissia Santos.
Os estudantes UPT devem se inscrever no processo seletivo a partir da próxima terça-feira (29), em campo específico do site vestibular.uneb.br. As inscrições poderão ser efetivadas até o próximo dia 6 de novembro.
Os aulões acontecem, simultaneamente, na capital e no interior do estado, e têm como objetivo ampliar as alternativas de preparação dos estudantes de escolas e colégios públicos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para os demais processos seletivos.
As atividades são realizadas quinzenalmente, com diferentes disciplinas, e seguem até as vésperas do Vestibular UNEB 2020, no mês de dezembro.
Fotos: Danilo Oliveira/Ascom