A UNEB lançou uma ferramenta que permite consultar a veracidade dos diplomas emitidos pela instituição. A novidade pode ser acessada, também pela comunidade externa, através do Sistema de Registros, Diplomas e Certificados (SRDC).
Para a pesquisa, basta que o usuário digite o nome e o CPF do egresso e o número de registro do diploma desejado para receber a confirmação. A gestão do SRDC é realizada pela Secretaria Especial de Registro de Diplomas e Certificados (Serdic) da universidade.
“Esclarecemos que esta definição de acesso vem para atender às normas do MEC (Ministério da Educação) e para fortalecer as ações de transparência institucional. Ela também consiste em uma das metas Serdic para a melhoria do atendimento ao público em geral”, explica a gestora do setor, Cleurice Pinheiro.
Sistema institucional
Com o lançamento do Sistema de Registros, Diplomas e Certificados da UNEB, em 2017, as ações relacionadas à emissão desses documentos se tornaram mais rápidas e eficientes na instituição.
Ele utiliza a documentação discente de forma digitalizada e permite que as informações sejam disponibilizadas após consulta automática à base de dados institucional.
O SRDC é articulado aos demais sistemas administrativo-acadêmicos da UNEB e é capaz de atestar a integralização curricular dos estudantes ou identificar as pendências relacionadas à vida acadêmica estudantil, assim, autorizando ou não a emissão dos documentos.
Diferente do que era praticado até o lançamento dessa ferramenta, processos físicos não são mais necessários, o que proporcionou a redução dos custos com reprografia e malotes via correio em todos os campi da instituição, na capital e no interior do estado.