Conselho Universitário homologa, por unanimidade, resultado da eleição para reitor e vice-reitor

Consu aprovou composição de lista tríplice conforme resultado do pleito, que será encaminhada ao governador do estado 

O Conselho Universitário (Consu) da UNEB homologou, por unanimidade, o resultado da eleição direta para os cargos de reitor e vice-reitor da universidade para mandato no quadriênio 2018-2021.

A decisão foi tomada na tarde de ontem (23) , em sessão especial do Conselho, reunido no Hotel Vilamar, bairro de Amaralina, em Salvador.

Com a aprovação dos 41 conselheiros presentes, o órgão deliberativo máximo da universidade referendou o resultado do pleito conforme relatório apresentado pela comissão eleitoral.

Veja proclamação do resultado final da eleição

De acordo com os dados oficiais homologados, a chapa composta pelos professores José Bites de Carvalho (reitor) e Marcelo Ávila (vice-reitor) venceu a eleição com 64,46% dos votos.

As duas chapas concorrentes obtiveram 17,91% dos votos – dos professores Carla Liane e Joabson Figueiredo – e 14,22% – dos docentes Valdélio Silva e Márcia Guena. Os votos nulos somaram 2,54% e brancos, 0,87%.

Presidente do Consu e reitor reeleito, José Bites avaliou que o resultado do processo eleitoral foi “bastante expressivo, com as urnas dando um indicativo claro para toda a universidade no sentido de reconhecimento do projeto da atual gestão”.

“Os conselheiros aqui, por decisão unânime, demonstraram que compreenderam essa mensagem da comunidade acadêmica, legitimando também o resultado da eleição”, disse Bites.

Reitor reeleito, José Bites avaliou que as urnas reconheceram projeto da atual gestão da UNEB

O reitor convidou todas e todos da comunidade “a continuarmos trabalhando em favor da UNEB no próximo mandato”.

Vice-reitor eleito, Marcelo Ávila, reafirmou o compromisso de campanha de “desempenhar, da melhor forma possível, o nosso papel na próxima gestão, para que a UNEB avance de verdade em novas conquistas para toda a comunidade”.

“Todo o empenho dedicarei para, ao final do nosso mandato, possamos olhar para trás e verificar que conseguimos realizar muito do que nos propomos”, vaticinou Marcelo.

A eleição direta para escolha do próximo reitor e vice-reitor da UNEB foi realizada no último dia 3, com urnas instaladas em todos os campi, polos e outras unidades onde a instituição está presente.

No total, votaram 8.675 estudantes, 1.481 docentes e 1.027 técnicos administrativos.

Na sessão de ontem, o Consu aprovou também a composição da lista tríplice de candidatos a reitor e vice-reitor, respeitando o resultado final do pleito, a qual será encaminhada ao governador do estado, Rui Costa, a quem compete legalmente a nomeação dos eleitos.

Fotos: Ícaro Rebouças / Ascom