O governador do estado, Rui Costa, nomeou os professores José Bites de Carvalho e Marcelo Ávila para os cargos de, respectivamente, reitor e vice-reitor da UNEB no próximo quadriênio (2018-2021).
Os decretos de nomeação, publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), edições de ontem (10) e hoje (11), determinam o período dos mandatos do dia 1º de janeiro de 2018 até 31 de dezembro de 2021.
Com a decisão, o governador referenda o resultado da eleição direta para ambos os cargos realizada no dia 3 de outubro passado, com urnas instaladas em todos os campi, polos e demais unidades onde a universidade está presente.
Segundo dados da apuração oficial, a chapa composta por José Bites e Marcelo Ávila venceu o pleito com 64,46% dos votos.
As outras duas chapas concorrentes obtiveram 17,91% dos votos – dos professores Carla Liane e Joabson Figueiredo – e 14,22% – dos docentes Valdélio Silva e Márcia Guena.
Veja ato oficial com resultado da eleição
Em sessão no último dia 23 de outubro, o Conselho Universitário (Consu) da UNEB homologou, por unanimidade, o resultado da eleição, aprovando também a composição da lista tríplice de candidatos a reitor e vice-reitor, ordenada conforme votação obtida por cada chapa.
Cumprindo a legislação em vigor, a lista tríplice foi, então, encaminhada para deliberação do governador.
Votaram no pleito um total de 8.675 estudantes, 1.481 docentes e 1.027 técnicos administrativos da universidade. Os votos nulos somaram 2,54% e brancos, 0,87%.
Reconhecimento e autonomia
Atual reitor da UNEB, José Bites credita sua reeleição para o cargo com larga maioria dos votos ao reconhecimento da comunidade acadêmica ao trabalho que vem sendo realizado pela gestão universitária nos últimos quatro anos.
“Neste primeiro mandato, que se encerra agora em dezembro, buscamos desenvolver uma administração atuante, transparente, inclusiva e muito participativa, sempre dialogando diretamente com todos os segmentos e representações da universidade e com a sociedade em geral. A voz das urnas nos deu a certeza de que a comunidade acadêmica, na capital e no interior, reconheceu os avanços conquistados e aprovou o projeto da gestão”, avalia Bites.
Agradecendo ao governador a pronta nomeação da chapa vitoriosa – “não caberia outra medida a um governo democrático” –, o reitor ressaltou que a decisão da comunidade acadêmica deve ser soberana e sempre respeitada pelos gestores.
“Conseguimos alguns avanços na questão da autonomia universitária nos últimos anos, mas temos ainda muito a conquistar. Como princípio constitucional definidor da vida universitária, a autonomia vai continuar sendo pauta prioritária em nosso próximo mandato”, antecipa Bites.
O reitor resume assim o que serão os quatro anos vindouros na UNEB: consolidar as realizações alcançadas em todas as áreas da universidade e avançar em novas conquistas, enfrentando os graves obstáculos do atual cenário nacional.
Veja principais realizações e projeto de gestão
Para tamanho desafio, a dedicação e ações do vice-reitor eleito serão fundamentais, enquanto principal parceiro na administração universitária.
Atualmente exercendo o cargo de pró-reitor de Administração (Proad), Marcelo Ávila atuou muitos anos como pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (PGDP) da instituição e também como diretor de departamento, entre outras funções.
“Essa grande experiência de gestão que acumulei, atendendo diretamente as demandas dos nossos técnicos e professores, dialogando e construindo coletivamente as melhores soluções possíveis, acredito que me ajudará muito a exercer a Vice-Reitoria. A comunidade pode esperar de nossa gestão muito trabalho, proposições, compromisso e enfrentamento dos problemas”, destaca Marcelo.