O reitor da UNEB, José Bites, e o vice-reitor, Marcelo Ávila, reuniram ontem (20) a nova Equipe Central de Gestão Universitária (ECGU) para o mandato 2018-2021.
O encontro foi realizado, durante os períodos da manhã e da tarde, no Hotel Vila Velha, no Corredor da Vitória, em Salvador.
Na saudação inicial, o reitor parabenizou os novos gestores e os que foram reconduzidos, e aproveitou para salientar os desafios postos para o próximo período de gestão.
“O principio básico que não podemos perder de vista é a sustentabilidade da universidade. Nós temos a responsabilidade de, mesmo em período de crise, garantir a continuidade do serviço público. Precisamos trabalhar, como prioridade, o equilíbrio da gestão, isso vai incidir em um bom trabalho da equipe”, destacou Bites.
Durante a reunião, o Programa de Gestão 2018-2021 (ProGest) foi apresentado pelo secretario especial de Avaliação Institucional (Seavi), Ivan Novais, e pela Pró-Reitora de Planejamento (Proplan), Lidia Boaventura.
Para elaboração do documento, foram estudadas as experiências e as ações que conduziram os últimos quatro anos da UNEB. Ele oferece bases para impulsionar planos, programas e projetos, e para aperfeiçoar a gestão que se inicia.
Nova pró-reitoria de Ações Afirmativas (Proaf), Amélia Maraux destacou a importância do programa para orientação dos gestores e para superação de desafios.
“O ProGest define ações e diretrizes importantes para a gestão até 2021. Com ele, é possível o planejamento efetivo dos órgãos, setores e Pró-Reitorias. Outra coisa importante é que o programa também apresenta no seu formato a possibilidade de articulação Intersetorial e de transversalização das ações universitárias”, ressaltou Amélia.
Planejamento e articulação
A nova versão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2017-2022 também foi apresentada. O documento tem a finalidade de apresentar subsídios, difundir informações e orientar a gestão universitária para o alcance das expectativas, objetivos e metas.
Para o vice-reitor, Marcelo Ávila, ambos os documentos apresentados são de fundamental importância para o êxito da gestão no próximo período: “O sucesso do grupo depende da utilização destes instrumentos e da união da equipe. Precisamos seguir as estratégias e planos com criatividade, para superar os desafios postos”.
O assessor chefe da Reitoria, Tiago Sampaio, avaliou como positiva a articulação entre os gestores promovida pela reunião e reforçou a importância do alinhamento dos projetos às orientações presentes nos documentos de planejamento.
“A reunião foi muito produtiva e ajudou a conferir um senso de unidade ao novo grupo gestor. Também do ponto de vista do planejamento institucional, foi muito importante para que todos possamos compreender a relevância da articulação entre as ações institucionais dos nossos setores e áreas e o que está previsto no PDI e no projeto de gestão”, avaliou o assessor.
Segundo a nova pró-reitora de Assistência Estudantil (Praes), Elivânia Reis, a reunião possibilitou o aprofundamento das discussões sobre os desafios e possibilidades já vivenciados pela gestão anterior. Ela destacou ainda que os documentos apresentados resignificam o planejamento institucional a partir de uma perspectiva ainda mais participativa.
Também durante a reunião, o gerente de Informática (Gerinf), Bruno Leite, apresentou à ECGU o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), do governo estadual. A ferramenta será o sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos nos órgãos da administração direta ou indireta do estado.
Equipe de Gestão
Também participaram da reunião e fazem parte da nova ECGU, a chefe de gabinete da Reitoria, Hilda Ferreira, e as pró-reitoras de Ensino de Graduação (Prograd), Dayse Lago, de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), Tânia Hetkowski, e de Extensão (Proex), Adriana Marmori.
O grupo de pró-reitores foi representado ainda pelos de Administração (Proad), Daniel Góes; de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), Lilian Encarnação; de Planejamento (Proplan), Lídia Boaventura; e de Infraestrutura (Proinfra), Fausto Guimarães.
Estiveram presentes os secretários especiais de Articulação Interinstitucional (Seai), Marcelo Lemos; de Licitações, Contratos e Convênios (SELCC), Maria Elisa Santos; de Contabilidade e Finanças (Seconf), Rosângela Mattos; e de Relações internacionais (Serint), Marcius Gomes; e as assessoras de Comunicação (Ascom), Josenildes Oliveira; e de Gestão Setorial, Cida Souza.
Participaram ainda do encontro o chefe da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO), Benjamin Ramos; os coordenadores da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (Unead), Jader Albuquerque; da Comissão Permanente de Processos Administrativos Disciplinares (CPPAD), Marta Valéria; e do Sistema de Bibliotecas (Sisb), Consuelo Falcão; a auditora de Controle Interno (Auconti), Luzinete Gama; a diretora da Editora da UNEB (EdUNEB), Sandra Soares; e a ouvidora, Cristiane Ferreira.
A assessora de Cultura e Artes (Ascult), Isa Trigo, e a procuradora jurídica (Projur), Rosilene Evangelista, também compõem a nova ECGU, entretanto, não puderam participar da reunião.
Foto: Ícaro Rebouças/Ascom