Para marcar o primeiro dia de aulas do semestre 2022.1, a UNEB promoveu a live”Inclusão e Permanência: O que a UNEB tem?”, na última segunda-feira (14).
A atividade, transmitida ao vivo pelo canal da TV UNEB, no YouTube (veja registro em vídeo), oportunizou um espaço para apresentações, orientações e livre questionamento para os estudantes sobre programas, bolsas e iniciativas institucionais para o início e a continuidade dos estudos e da vida acadêmica.
Participaram do evento, os pró-reitores de Extensão (Proex), Rosane Vieira, de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), Tânia Hetkowski, de Assistência Estudantil (Praes), Jean Santos, e de Ações Afirmativas (Proaf), Marcelo Pinto.
“A partir do trabalho educativo, nós queremos fazer com que os projetos de assistência e permanência consigam dar conta das necessidades desta formação dos discentes. Esse é o principal desafio que nós temos para gestar essa política pública, considerando a gestão educacional universitária integrada aos direitos humanos, e propondo mecanismos que assegurem essa continuidade à vida acadêmica de todos esses estudantes”, ressaltou o professor Jean Santos (Praes).
Em sua participação na live, a pró-reitora da PPG, Tânia Hetkowski, defendeu o incentivo para os discentes na pesquisa e destacou que há um importante legado científico que essas ações proporcionam para a universidade e a Bahia.
“É muito importante que a gente tenha um princípio de iniciação ou educação científica dos nossos estudantes. Os esforços em sala de aula também atendem a um cenário de valorização da nossa universidade e do nosso estado. Então convido os discentes a se aliarem aos projetos de pesquisa e a ajudarem a ampliar o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em nosso estado”, afirmou a gestora.
A dinâmica do evento contou com diferentes blocos, para a inicial apresentação das perguntas e sugestões registradas nas páginas e perfis oficiais da UNEB na redes sociais, e para também contemplar as mensagens enviadas ao vivo, pelo chat do YouTube.
Ações afirmativas e de extensão
A pró-reitora da Proex, Rosane Vieira, aproveitou a participação no evento para reforçar a série de editais lançados pela pró-reitoria, com oferta de bolsas a estudantes para a atuação em projetos da terceira idade e de iniciação à extensão.
“São editais de extensão que estão à disposição e que contribuem para a permanência estudantil na universidade. Pensar uma permanência não apenas atrelada à assistência, mas pensar também no desenvolvimento acadêmico desses estudantes. Eu desejo que os discentes vivam essa diversidade que é a nossa universidade e sejam mais um na luta pela justiça social, porque esse é o grande papel da universidade pública e da UNEB”, salientou a pró-reitora.
Já o pró-reitor da Proaf, Marcelo Pinto, relembrou das ações da pasta, que tem atuado para mudanças estruturais e atitudinais para a inclusão, a acessibilidade e frente aos preconceitos.
Estiveram em pauta as cotas, o procedimento de validação para acesso ao sistema de reserva de vagas e iniciativas como o Programa AFIRMATIVA, que efetiva a distribuição de bolsas para o incentivo aos cotistas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa ou extensão, com orientação de professores. De acordo com o gestor, brevemente será lançado um novo edital na UNEB.
A atividade encerrou as ações da Semana de Acolhimento 2022.1. As aulas do semestre letivo tiveram início na última segunda (14) e seguem até 16 de julho, para a graduação, e até 30 do mesmo mês, para a pós-graduação (veja calendário simplificado).