Livro escrito por pesquisadora da UNEB é objeto de resenha crítica de docente estrangeira

Escrito pela pesquisadora da UNEB, Adriana de Borges, o livro “Um tal Morelli, coautor do Quixote: A leitura como poética da escritura” foi objeto de resenha crítica, publicado no volume 105, número 1 da Revista Hispânica, periódico veiculado pela Imprensa da universidade americana Johns Hopkins.

A análise da obra é de autoria da professora especialista em literatura espanhola contemporânea e diretora de Estudos Latino-Americanos e Ibéricos da Bard. Ph.D, Patrícia López-Gay.

O livro, escrito em português brasileiro, explora as relações intertextuais que atravessam três obras produzidas por escritores argentinos do século 20, entre si e com o primeiro romance moderno, Dom Quixote de la Mancha.

Estruturado em quatro capítulos, o livro revela com especial clareza que o enredo comum dos textos-chave do hispanismo passado ou presente é a busca sustentada do autor-personagem.

Adriana de Borges é professora do curso de Letras com Língua Espanhola e Literaturas do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus 01 da UNEB, e integrante do Grupo de Pesquisa Estudos de produção e recepção em culturas e linguagens do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL) da universidade.

A Revista Hispânica é dedicada ao ensino de espanhol e português, com publicação de artigos sobre linguagem, linguística, literatura, crítica literária, cinema, cultura, estudos culturais, linguística aplicada e pedagogia.