Em dia histórico para as comunidades tradicionais de matriz africana brasileiras e para o povo da Bahia, na noite desta quinta-feira (17), será dada posse à Ialorixá Mãe Ana de Xangô, nova líder religiosa do secular Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá (Casa sob o Comando e o Sustento de Afonjá).
Especialista em Educação e mobilizadora social com experiência em projetos socioeducativos e culturais em terreiros, a professora Ana Veronica Bispo vai oficialmente suceder Mãe Stella de Oxóssi, Doutora Honoris Causa da UNEB que desde 1976 ocupava, com destaque e reconhecimento internacional, a liderança da casa.
O Ilê Axé Opô Afonjá possui uma parceria de longa data com a universidade. As instituições desenvolvem atividades de cooperação socioeducativa, a exemplo da disponibilização de um polo do Programa Universidade para Todos (UPT), e para a manutenção das memórias e valorização das culturas de matriz africana, com participação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e outros setores da universidade, e da Sociedade Cruz Santa.
A UNEB irá lançar, no mesmo horário da cerimônia de posse (19h), um vídeo especial produzido pelas equipes da Proex, da Assessoria de Comunicação (Ascom) e da TV UNEB, em homenagem a Mãe Ana e ao Ilê Axé Opô Afonjá.
A linha ancestral do Ilê Axé Opô Afonjá conta com as lideranças de Mãe Aninha (fundadora | 1909-1938), Mãe Bada de Oxalá (1939-1941), Mãe Senhora (1942-1967), Mãe Ondina de Oxalá (1968-1975), Mãe Stella de Oxóssi (1976-2018) e, agora, Mãe Ana de Xangô.
Imagem (destaque): Divulgação, com arte de Tamiris Guimarães/Ascom