Uma nova espécie de fungo foi descoberta através de pesquisa liderada pelo professor da UNEB, Alexandre Rafael Lenz.
O Penicillium ucsense foi classificado a partir de pesquisa na área de bioinformática, iniciativa realizada pelo Grupo de Pesquisa em Bioinformática e Biologia Computacional (G2BC), liderado pelo docente.
O grupo é vinculado ao Colegiado de Sistemas de Informação, do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) do Campus I da universidade, em Salvador.
A descoberta da nova espécie de fungo é proveniente do trabalho científico “Taxonomy, comparative genomics and evolutionary insights of Penicillium ucsense: a novel species in series Oxalica“, de autoria do professor Alexandre.
A caracterização morfológica deste fungo ocorreu na Holanda, em colaboração com o PhD. Jos Houbraken, do Westerdijk Fungal Biodiversity Institute. Além disso, a partir de parceria com pesquisadores sul coreanos.
O artigo ainda incluiu seis outras linhagens da mesma espécie, isoladas em ambiente marinho na Coréia do Sul. A nova espécie de fungo identificada também recebeu nome científico em homenagem à Universidade de Caxias do Sul (UCS).
O genoma da nova espécie de Penicillium foi publicado no banco de dados GenBank e disponibilizado para a comunidade científica no site National Library of Medicine (NIH).