Na manhã deste domingo (31), os candidatos participaram do primeiro dia de provas do Vestibular UNEB 2022.2. A aplicação dos exames marca o retorno da realização do processo seletivo da universidade, após um período de dois anos de interrupção, por conta das imposições da pandemia.
Hoje foram aplicados os exames de língua portuguesa (incluindo literatura), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além da redação.
Os participantes foram convidados a produzirem uma dissertação argumentativa. Foi necessário escolher entre dois temas disponíveis: “Obstáculos para redução dos gases do efeito estufa no Brasil” e “Aumento do uso do cigarro eletrônico entre os jovens”.
Participaram deste primeiro dia 10.258 candidatos. O índice de abstenção registrado foi de 16%. Uma das presentes foi a jovem Isadora Mineiro, que já esperava desde cedo a abertura dos portões do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, no bairro dos Barris, em Salvador.
Ela está concorrendo à vaga no curso de Medicina, como primeira opção, e chega após um período difícil de preparação, sobretudo, pelos impactos da pandemia na rotina de estudos.
“Acabei perdendo a concentração nas aulas a distância por diversos fatores, entre eles o cansaço. Mas o importante é você se concentrar e se esforçar o máximo para conquistar o seu futuro. Estou supertranquila para fazer a prova”, explicou a participante, que já foi aprovada em outros dois vestibulares neste ano.
Candidatos satisfeitos
Os candidatos tiveram 4h30 para concluir as provas e só puderam deixar os locais após, no mínimo, 2h de exame. Aproximadamente 1.200 profissionais estão trabalhando para garantir a realização do certame.
“Achei a prova bem tranquila nos conteúdos de história e literatura, áreas que tenho facilidade de aprendizado. Os temas da redação achei bem pertinentes para o momento atual”, opinou o vestibulando Mateus Trabuco, concorrente a uma das vagas do curso de Medicina.
Para a candidata Tainá Avilã, a prova e a redação foram bem tranquilas: “nada fora do comum do que constava no Manual do Candidato do Vestibular e do que é ensinado no ensino médio da Bahia”, contou a concorrente.
As provas estão sendo aplicadas em 19 escolas estaduais da capital baiana e 24 unidades escolares do interior, sendo a maioria dos exames aplicados nas próprias unidades da UNEB.
Amanhã (1º), serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia), com duração máxima de 4h, conforme estabelece o edital de convocação.
Gestoras visitaram locais de provas
A reitora da UNEB, Adriana Marmori, a vice-reitora, Dayse Lago, e a gerente de Seleção Discente (Gesedi) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Prograd), Maria da Conceição Ferreira, visitaram os Colégios Estaduais Eduardo Bahiana (Cajazeiras) e Senhor do Bonfim (Barris). As gestoras estiveram presentes para acompanhar o trabalho dos profissionais envolvidos na aplicação dos exames.
“Foi um grande desafio em seis meses conseguirmos organizar o processo do Vestibular da UNEB. Por ser uma universidade multicampi, a dimensão de estrutura é enorme. A certeza é que teremos um semestre que se inicia em meados de agosto, com estudantes de diferentes cursos de graduação da nossa universidade, tanto os cursos presenciais, como na modalidade a distância”, destacou a reitora.
Ainda de acordo com a gestora, a universidade já desenvolve o planejamento de novo processo seletivo próprio para o final deste ano, com previsão de ingresso no primeiro semestre de 2023.
Para a vice-reitora, Dayse Lago, o vestibular é uma importante forma de inclusão da UNEB, universidade pública que defende o acesso de todos e todas à Educação Superior.
“Considerando o momento pandêmico, avaliamos de forma positiva o processo seletivo. Tivemos procura pela inscrição e trabalhos de formação com os candidatos, através do Programa UPT (Universidade Para Todos). Esta realização do vestibular é um momento de vitória”, frisou a gestora.
Nesta edição do vestibular, a UNEB oferece 3.401 vagas para cursos de graduação na modalidade presencial (2.291) e na modalidade a distância (EaD), oferecidos pela instituição (650) e pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), ministrados pela UNEB (460).
No Vestibular UNEB 2022.2, as graduações mais concorridas em salvador foram Medicina (459 candidatos/vaga), Direito (27 candidatos/vaga) e Psicologia (20 candidatos/vaga).
Já no interior, houve a maior procura para o curso de Direito, em Juazeiro (9 candidatos/vaga), em Itaberaba (8 candidatos/vaga), e em Brumado (4 candidatos/vaga).
Texto: Danilo Cordeiro/Ascom
Fotos: Leandro Pessoa/Ascom