UNEB terá unidade do SineBahia para para atender os estudantes

A UNEB assinou convênio de cooperação técnica para implantação na universidade de unidade do SineBahia, o serviço de intermediação para o trabalho.

Segundo o acordo, assinado pela reitora Adriana Marmori e o secretário Davidson Magalhães (Setre), inicialmente será instalado um ponto de atendimento do SineBahia no Campus I, em Salvador, com previsão de funcionamento já no primeiro semestre de 2023.

“Nosso objetivo é que o SineBahia atenda diretamente os estudantes da universidade, principalmente no encaminhamento ao mercado de trabalho e em ofertas de estágio para os diversos cursos. Dessa forma, estaremos ajudando nossos jovens, possibilitando que obtenham alguma remuneração enquanto estudam e experiência para o começo de sua vida profissional”, destacou a reitora.

A parceria está sendo coordenada, na UNEB, pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Praes), contando com o apoio da Secretaria Especial de Articulação Interinstitucional (Seai).

“Pretendemos expandir essa iniciativa para outros campi da instituição, nos municípios onde não existam ainda unidades do SineBahia. Para isso, vamos contar com a adesão dos diretores e diretoras dos departamentos”, antecipou Jean Santos, pró-reitor da Praes.

O SineBahia na UNEB vai poder ofertar outros serviços que facilitarão a vida dos discentes, a exemplo da emissão de documentos de identidade, em parceria com o Instituto Pedro Mello, da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Os programas de estágio remunerado também poderão ser acessados na unidade.

“Esse será o primeiro ponto de atendimento do SineBahia na universidade, e especificamente voltado para atender e facilitar a vida dos estudantes. O país está vivendo um período muito difícil economicamente, com alto índice de desemprego e perda de renda das pessoas. Nossos discentes, em sua maioria, são de famílias pobres. Essa ação vai ajudar muito na permanência estudantil na UNEB”, avaliou o secretário especial Ricardo Moreno (Seai).

Texto: Toni Vasconcelos/Ascom