Pesquisadores do Projeto PrEP1519 participam da Conferência Internacional de AIDS

Pesquisadores do Projeto PrEP1519 participaram da 24ª Conferência Internacional de AIDS (AIDS 2022). O evento mundial sobre HIV/aids foi realizado entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, na cidade de Montreal, no Canadá.

No evento, os integrantes do projeto apresentaram sete trabalhos mostrando as evidências sobre a implementação da PrEP1519 entre adolescentes homens que fazem sexo com homens, travestis e mulheres trans de 15-19 anos residentes em 3 cidades brasileiras: Salvador, São Paulo e Belo Horizonte.

Marcaram presença na conferência os coordenadores do PrEP1519 em Salvador, os professores Inês Dourado e Laio Magno, além dos pesquisadores Fabiane Soares, Joilson Paim e Thaís Aranha.

Além da apresentação dos trabalhos, os cientistas se reuniram com profissionais da área de prevenção do programa global de HIV, hepatite e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da Organização Mundial da Saúde para informar sobre o andamento do novo estudo de implementação da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) com uso de antirretrovirais de longa duração como o cabotegravir injetável, cujo trabalho de campo deve começar em outubro próximo.

Na ocasião, a docente Inês Dourado foi convidada para integrar a comissão que organizou as sessões e os trabalhos apresentados como parte da Track D on Social and behavioural science da AIDS 2022. Os membros do comitê desempenham um papel ativo na preparação do programa da conferência AIDS 2022.

Projeto TQT COVID-19

Na conferência, os pesquisadores também apresentaram o projeto TQT COVID-19, que tem por objetivo principal contribuir com as estratégias de combate à pandemia de covid-19 na Atenção Primária à Saúde.

O projeto TQT (Testagem, Isolamento, Quarentena e Telemonitoramento da COVID-19 na Atenção Primária à Saúde) atua em Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Salvador e do Rio de Janeiro, que são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, com vistas a expandir as estratégias de testagem, isolamento, quarentena e telemonitoramento para COVID-19.

Na oportunidade, os pesquisadores apresentaram o simpósio satélite do TQT COVID-19, que teve a intenção apresentar uma proposta de intervenção e expansão da testagem de Covid-19 em serviços da Atenção Primária à Saúde para pessoas em bairros socioeconômicos altamente vulneráveis no Brasil. Em Salvador, no Distrito Cabula-Beiru; no Rio de Janeiro, em Manguinhos.

Confira a lista dos temas apresentados durante o simpósio satélite do TQT COVID-19:

  • A resposta brasileira à Covid-19: o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) – Valdilea Veloso;
  • Ampliando as estratégias de testagem e telemonitoramento na atenção primária à saúde para contribuir no combate à COVID-19 em países de baixa e média renda – Inês Dourado;
  • Testagem de Covid-19 em unidades de atenção primária à saúde no Brasil: estratégias de criação de demanda, cuidado, testagem, telemonitoramento e plataforma digital – Laio Magno e Thais Aranha;
  • Evidências disponíveis para a implementação do teste de Covid-19 e vinculação aos cuidados em ambientes de atenção primária à saúde em países de baixa e média renda – Rachel Baggaley;
  • Autoteste Covid-19: novas abordagens e desafios de implementação em países de baixa e média renda – Paula Del Rey.

Veja trabalhos que foram apresentados na conferência

*Com informações do jornalista Rafael Santana – PrEP1519/TQT

Fotos: arquivo pessoal