Com o objetivo de promover a valorização do repertório histórico e literário dos sertões, a UNEB dá início nesta quarta-feira (24) à terceira edição da Feira Literária Internacional de Canudos (Flican).
O evento, que é gratuito e aberto ao público, conta com o tema central “Revisitar Canudos, reinventar o Brasil: o Sertão vai virar arte”, e irá homenagear o escritor, dramaturgo, poeta e professor Ariano Suassuna.
A programação reserva mesas de conversa, concertos musicais, lançamentos de livros, contação de histórias, oficinas pedagógicas, intervenções artísticas, visitas guiadas, apresentações teatrais, exposições iconográficas, de filmes e shows.
As atividades serão realizadas em diferentes locais da cidade, como o Parque Estadual de Canudos, o Memorial Antônio Conselheiro, o Museu João de Régis, o Museu Manoel Travessa, o Mirante do Conselheiro e o Instituto Popular Memorial de Canudos, com participação das escolas municipais.
Destaque para a conferência inaugural, intitulada “Sol, luar, revolução: O sertão é só luz e solução”, ministrada pelo pesquisador Francisco Foot Hardman, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
No segundo dia de feira (25), a reitora da UNEB, professora Adriana Marmori, dividirá a mesa “Sobre Anísio Teixeira, a história da educação na Bahia e os 180 anos do Conselho Estadual de Educação da Bahia” com o presidente do Conselho Estadual da Educação (CEE), Paulo Gabriel Nacif, com mediação do diretor do Campus Avançado da universidade em Canudos, Luiz Paulo Neiva.
O filho do homenageado desta edição do evento, Dantas Suassuna, participará de atividade celebrativa nesta sexta-feira (26), ao lado do cineasta, roteirista, documentarista, produtor, poeta e escritor Rosemberg Cariry.
A terceira edição da Feira Literária Internacional de Canudos (Flican) é organizada e gerida UNEB, por meio do campus avançado e do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós-Crítica).
Informações: Instagram @flican_canudos
Imagem (destaque): Divulgação