O programa Reitoria em Movimento segue em novo roteiro e levará a administração central da UNEB para os campi de Brumado, Caetité e Guanambi, de 30 de agosto a 2 de setembro.
Esta é a terceira edição da iniciativa, que tem como objetivo ampliar os espaços de escuta e diálogo entre gestores e as comunidades acadêmica e externa da universidade, a partir da transferência dos gabinetes dos órgãos da gestão, por período definido, para o interior baiano.
A programação da viagem terá início na tarde da próxima segunda-feira (29), quando a comitiva se deslocará para Brumado. No segundo dia de viagem, já estão previstas uma atividade de recepção no Departamento de Ciências Humanas e tecnologias (DCHT) do Campus XX, no município; plenária com os três segmentos da comunidade acadêmica da unidade; audiência pública; coletiva de imprensa e atividade cultural.
Para a realização das atividades, a transferência do Gabinete da Reitoria para o interior contará com a presença da reitora, Adriana Marmori, da vice-reitora, Dayse Lago, como também de pró-reitores e assessores.
Programação em Caetité
Na próxima quarta-feira (31), a comitiva do programa Reitoria em Movimento chega em Caetité e inicia as atividade já pela manhã, com recepção e plenária junto aos estudantes, professores e técnicos do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus VI, no município.
No mesmo turno, as pró-reitorias participantes realizarão atendimento à comunidade acadêmica e integrarão atividades específicas com coordenadores de colegiados de curso, com a comissão departamental estudantil, com programa de pós-graduação, setores administrativos e financeiros e com o Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe) da unidade. A Reitoria participará ainda de coletiva de imprensa.
A programação local inclui também uma reunião entre a comitiva e representantes das comunidades externas de Caetité, visitas às instalações do campus, aos laboratórios do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) e às salas do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (Ppgels), além de reuniões administrativas e, para finalizar, apresentações artísticas.
Agenda em Guanambi
Os membros da Equipe Central de Gestão Universitária (ECGU) seguirão até a próxima quinta-feira (1º) em viagem. A última visita será ao Departamento de Educação (DEDC) do Campus XII, em Guanambi.
Já de início, ocorrerá a atividade de recepção da comitiva e plenária com a comunidade acadêmica, além de coletiva de imprensa com veículos de comunicação da cidade.
Durante os turnos da tarde e da noite, há previsão de reunião administrativa com a comissão departamental da residência estudantil, encontro com grupos de pesquisa e Núcleo de Pesquisa e Extensão e com coordenadores de colegiados de curso, visita à residência estudantil e plenária com comunidades interna e externas. A comitiva se despede no dia seguinte.
A iniciativa foi desenvolvida considerando a demanda da comunidade acadêmica quanto à presença da Reitoria nos campi. A agenda foi construída para promover vivências nas diferentes realidades e engajamento frente às necessidades locais.
O programa
A fixação da Reitoria nos locais ocorre com horários de atendimentos previamente agendados pelo gabinete, em consonância com as Assessorias Territoriais (Assesp-T) e a Direção do Departamento.
A definição de agenda local sempre leva em consideração a metodologia participativa, envolvendo os três segmentos (discente, docente, técnico) e comunidade externa, nas plenárias e/ou fóruns de discussões, e também em visitas a órgão locais.
A intenção do Reitoria em Movimento é criar canais e espaços de interlocução que ampliem o debate democrático sobre temas e questões que importam à sociedade, e que trazem desafios tanto localmente quanto em contextos mais amplos, buscando soluções de forma colaborativa.
Para continuidade das atividades, a gestão universitária se organizou com o projeto em que são instaladas as Assessorias Territoriais, que constituem instâncias regionais de articulação político-administrativa permanente da Reitoria com os departamentos da universidade, para maior interação e proximidade com a administração central da instituição.