Com o tema “A Medicina na História: as lutas e conquistas pela saúde”, vai ser realizado nos dias 2 a 5 de novembro deste ano o I Simpósio de História da Medicina da Bahia.
O evento será sediado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Terreiro de Jesus, Pelourinho, centro antigo de Salvador, sendo destinado a profissionais, pesquisadores e docentes das áreas de saúde e história, estudantes de graduação, pós-graduação e do ensino básico, e demais interessados.
As inscrições são gratuitas e estão abertas e devem ser efetuadas no portal do simpósio. Para ouvintes, é possível se inscrever até o dia de início do evento; para comunicação oral, o prazo se encerra no próximo dia 10 de outubro. Os requisitos para submissão de trabalhos estão descritos no edital da iniciativa.
Entre os objetivos do evento, estão a apresentação e discussão de resultados de estudos e pesquisas sobre história da Medicina na Bahia; a promoção de debates sobre temas de pesquisa histórica na área da Medicina/saúde que integrem aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos; e o incentivo ao intercâmbio científico entre os participantes; além de congregar professores, pesquisadores, discentes da Bahia e outras regiões.
Durante o simpósio, será lançada a publicação “História da Medicina/Saúde na Bahia”, das editoras universitárias da Ufba (Edufba) e UNEB (Eduneb).
Na ampla programação do evento, está a conferência “Influência da Universidade de Coimbra (UC) na criação do curso de Medicina na Bahia/Brasil”, a ser proferida pelo docente Duarte Nuno Vieira (UC) no primeiro dia.
O professor da UNEB Ricardo Batista, comporá a mesa-redonda “História das doenças e epidemias na Bahia” e mediará a mesa “Trajetórias e história das especialidades médicas”, ambas no dia 4 de novembro.
Considerado uma ação de extensão universitária de caráter social, cultural e educacional, o I Simpósio de História da Medicina da Bahia está sendo organizado pela UNEB, por meio do colegiado do curso de História do Campus I (Salvador) e do Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local (PPGHis) do Campus V (Santo Antônio de Jesus); pela Ufba, por intermédio da Faculdade de Medicina e do curso de História; pelo Instituto Baiano de História da Medicina e Ciências Afins; e pela Academia de Medicina da Bahia, Sociedade Brasileira de História da Ciência e Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), entre outros parceiros.
Apoiam a iniciativa o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), a Associação Bahiana de Medicina (ABM), o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), entre outros.
Mais informações: www.simposiohistoriamed.ufba.br.
Contato: simposiohistoriamed@ufba.br.
Texto: Caio Santos / Ascom. Imagens: Divulgação.